FROM CACHE - pt-br_header

NIF no formulário de morada de faturação

PALHARES
Visitante
3 0 1

Boa tarde,

Em Portugal é obrigatório dar a opção ao cliente em colocar o seu número fiscal para que possa aparecer nas faturas.

De que forma posso adicionar um campo no formulário de morada de faturação e/ou inserir este campo do formulário de contacto?

Obrigada

Sandra

12 RESPOSTAS 12

Paula
Shopify Staff
1725 339 253

Olá @PALHARES !

Para Portugal ainda não temos uma opção de forma nativa para adicionar um campo para coletar o número fiscal no checkout. Uma alternativa será editar o texto de um dos campos existentes para coletar o número fiscal.
 
Edite o campo Company Label (Empresa)  para Número Fiscal (NIF) . Você pode alterar o texto dos campos do checkout indo ao editor de idiomas: Loja Virtual> Ações> Editar Idiomas. Assim  que acessar o editor de idiomas, busque pela palavra Company> edite o texto> salvar:
 
20-39-zwur2-72787
 
Ao editar o texto do campo empresa no checkout será substituído por Número Fiscal (NIF). Veja esse exemplo de como ficou.
 
Lembrando que o campo Empresa tem que estar como obrigatório nas configurações do checkout. Acesse configurações> checkout> opções do formulário> alterar nome da Empresa para obrigatório:
 
29-11-c2wz3-7l6c0

 

Se desejar, você também poderá coletar o número fiscal na página de cadastro. Também pelo editor de idiomas, poderá editar um dos campos do cadastro. Acesse o editor de idiomas indo em  Loja Virtual> Ações> Editar Idiomas> buscar por customer/ register> editar o texto como indicado na imagem abaixo> salvar. 
 
20-53-0gzau-7a1cs

 

Dessa forma o formulário vai ser adaptado e o cliente poderá adicionar o número fiscal. Ficará como esse exemplo aqui.
 
Sandra, obrigada por informar que em Portugal é obrigatório dar a opção ao cliente em colocar o seu número fiscal. Vou encaminhar essa informação como uma sugestão a equipe de produtos. Temos uma equipe que aceita e analisa sugestões de comerciantes e parceiros e, embora eu não possa confirmar que cada sugestão resultará em uma mudança em nossa plataforma, posso garantir que cada feedback é revisado. 
 
Experimente estas alternativas e me avise se essas ajudaram. Como está indo o desenvolvimento da sua loja? Você já está fazendo vendas?

Paula | Social Care @ Shopify 
 - A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer! 
 - Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
 - Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog

Nunograca
Turista
3 0 1

Boa tarde,

Tentei seguir os passos indicados, mas não sei se o fiz adequadamente. Ao ir para o passo de "Envio", o NIF agora aparece como parte da morada (ver imagem abaixo, destacado a amarelo), algo que não desejava que acontecesse.

Como posso contornar isto?

Nunograca_0-1625418624410.png

Obrigado,
Nuno

PALHARES
Visitante
3 0 1

Boa tarde,

 

Fiz exatemente o que disse, mas quando vou para a página de shipping, o contribuinte aparece antes da morada do cliente (ver amarelo). Isto poderá causar problema na finalização da encomenda.

 

Como posso fazer?

 

PALHARES_0-1625422493514.png

Obrigada

Paula
Shopify Staff
1725 339 253

Olá @Nunograca e @PALHARES,

Agradeço o retorno e fico feliz em esclarecer. Confirmo que os passos foram seguidos corretamente, pois ao alterar o campo "Empresa" para coletar o NIF do cliente os dados aparecerão juntos com o endereço do cliente. Como expliquei na resposta acima, isso é uma alternativa que oferecemos no momento, pois para lojas em Portugal ainda não temos um campo específico para coletar o número fiscal no checkout.

Ao fazer essa alteração do campo "Empresa" o resultado deverá ser esse aqui no checkout:

21-24-ad995-jc1r0

 

E ao finalizar a compra os dados adicionados serão apresentados na página do pedido dentro de Endereço de entrega abaixo do nome do cliente, como nesse exemplo:

21-34-ukyvx-6g0gc

 

Compreendo que essa não é a solução ideal que estavam esperando, por isso, já encaminhei um feedback para a nossa equipe de produtos solicitando esse recurso para lojas em Portugal. Agradeço pela solicitação desse recurso, pois qualquer sugestão é super bem-vinda e encaminhada à equipe de produtos e desenvolvedores que trabalham em prol da melhoria da plataforma para implementar funcionalidades específicas para cada mercado. Espero que em um futuro próximo poderemos oferecer mais soluções. Recomendo ficar de olho nas atualizações do nosso blog aqui para ficar por dentro das novidades!

Se tiver qualquer outra dúvida, só nos avisar!

Paula | Social Care @ Shopify 
 - A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer! 
 - Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
 - Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog

Nunograca
Turista
3 0 1

Obrigado pela confirmação e pela resposta célere.

rmcazevedo
Visitante
1 0 4

Olá Paula,

 

Houve no último ano alguma resolução para este problema?

É importante existir uma solução que identifique o NIF do comprador, a solução apresentada não resolve.

A Shopify evoluiu ao ponto de responder a esta solicitação.

Obrigado.

Diogo4
Visitante
1 0 0

@Paula @Shopify Boa tarde já têm alguma resposta? Isto é alguma mandatório para lojas em Portugal, e a solução actual é um grande entrave para o consumidor. Quando é que o campo NIF vai estar disponível?

Paula
Shopify Staff
1725 339 253

Olá @Diogo4!

 

Ainda não tivemos uma atualização a respeito deste recurso. No momento a única forma de coletar o NIF dos clientes no checkout seria seguindo a alternativa compartilhada neste post. Compreendo completamente a importância desse recurso e, por isso, acabei de registrar uma solicitação em seu nome. 

 

Nossa equipe de produtos é altamente comprometida em analisar as necessidades e sugestões dos nossos lojistas. Estamos constantemente empenhados em aprimorar a plataforma para proporcionar a melhor experiência possível. Embora não possamos fornecer uma estimativa precisa no momento, esperamos que em breve poderemos oferecer este recurso para lojistas em Portugal. 

 

Se tiver alguma outra dúvida, estamos à disposição!

Paula | Social Care @ Shopify 
 - A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer! 
 - Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
 - Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog

KaliTD
Visitante
1 0 0

Olá!

Alguma atualização em relação ao recurso do campo NIF?

Abri minha loja na Shopify em 2023 e estou com esse mesmo problema em relação à coleta do NIF. Já realizei a alteração sugerida nesse tópico, porém não consegui alterar o nome em inglês (Company). Minha loja vende e entrega em toda a UE e gostaria de receber atualizações a esse respeito. 

Desde já obrigada. 

Paula
Shopify Staff
1725 339 253

Olá @KaliTD, ainda não temos uma atualização. Quero informar que também encaminhei uma solicitação deste recurso em seu nome.

 

Sobre a alternativa sugerida, entendo que você está encontrando dificuldades para alterar o texto "Company". Irei compartilhar o passo a passo novamente para atualizar o post com os termos e design atual do admin da Shopify. Vamos lá!

 

Para alterar o texto do tema, acesse o editor de conteúdo seguindo os passos abaixo. Poderá também consultar as instruções aqui: Alterar o texto em temas.

 

1. No seu admin da Shopify, vá para loja virtual > temas.

2. Clique nos três pontinhos ao lado do tema que você quer editar.

3. Selecione Editar conteúdo do tema-padrão



 

4. Use a barra de pesquisa para localizar o termo que você quer modificar. Busque por "Company", como mostro no exemplo:
 

 

5. Edite o texto.

6. Clique em Salvar

 

Poderia, por gentileza, me informar o que está acontecendo ao tentar alterar o texto? Você chegou a encontrar o campo "Company" no editor de conteúdo para fazer a alteração do texto? Você está encontrando algo erro no admin ao editar o texto ou salvar?

 

Se possível, por favor, compartilhe imagens para mostrar o que está acontecendo e ficarei feliz em dar continuidade com orientações. Até mais!

Paula | Social Care @ Shopify 
 - A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer! 
 - Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
 - Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog

DiegoAx
Turista
4 0 1

Olá Palhares. 

Você utilizar algum sistema de faturação integrado no Shopify? Qual? 

DiegoAx
Turista
4 0 1

Eu utilizo o Vendus, ainda em teste...
Também sei  que a InvoiceExpress Invoicing with InvoiceXpress 
Isso para Portugal...

Ainda em testes aqui