Liquid, JavaScript, Temas
Olá bom dia, sempre adicionei minhas vendas realizadas fora da plataforma através de conversas pelo whatsapp, facebook e instagram para a shopify, porém, desde ontem não consigo mais criar pedidos aparece a mensagem que o cpf/cnpj é obrigatório para salvar rascunho sendo que antes também aparecia essa mensagem e eu conseguia criar os pedidos, as vendas que minha empresa realiza através de conversas pelas mídias sociais eu tenho muita dificuldade de pegar o cpf do cliente, a maioria ficam desconfiados e não enviam, e essas vendas o pagamento é realizado no ato da entrega, alguém tem uma solução?
Olá, @LucasMarcate, tudo bem?
Atualmente, não é mais possível criar os pedidos sem informar um CPF/CNPJ para o cliente. Existe uma solução para resolver isso porém não é a mais recomendada.
E como faço para incluir, fica a mensagem em vermelho dizendo que precisa add CPF/CNPJ porém não tem opção para incluir.
Quando tento editar os dados do cliente eu tbm não consigo! Poderia me ajudar? Obrigada
Olá, boa noite, o suporte da Shopify me deu a dica para criar primeiro o pedido e depois adicionar o cliente, primeiro você adiciona o pedido e o frete e cria o pedido, após isso você adiciona o cliente!
Boa tarde a todos!
@LucasMarcate e @Eloisa1- obrigada por relatar isso aqui na Comunidade! Nos últimos dias, temos notado que alguns lojistas relataram situações exatamente como vocês descreveram e queria abordar ambos cenários aqui e as próprias soluções em maiores detalhes sendo que são relacionadas.
Cenário 1:
Ao criar um rascunho de pedido, adicionar as informações do cliente sem o CPF/CNPJ e marcar o pedido como pago, aparece uma mensagem dizendo que precisa adicionar um número CPF/CNPJ válido e nao é possível criar o pedido sem essa informação como na imagem abaixo:
Solução:
Quando um pedido é criado e o endereço de entrega do cliente é no Brasil, o sistema depois exige o CPF/CNPJ para para o pedido. Para evitar isso, exatamente como explicado pelo @LucasMarcate acima, cria o rascunho do pedido adicionado os produtos, o frete e cria o pedido sem adicionar os dados do cliente para não ser solicitado o número do CPF. Depois criado, poderá pegar o pedido e adicionar as informações do cliente e o CPF/CNPJ nesse ponto.
Cenário 2:
Ao criar um rascunho de pedido ou duplicar um pedido usando o aplicativo Shopify no seu celular, de momento não é possível adicionar o número CPF/CNPJ porque não consta com esse campo no app. Atualmente, o campo CPF/CNPJ não é embutido no app nativamente. @Eloisa1-, por acaso você estava a criar um rascunho ou duplicar um pedido através do aplicativo Shopify quando isso aconteceu? Se sim, acho que este cenário pode se aplicar no seu caso.
Solução:
Entendo completamente como é essencial coletar o CPF/CNPJ para pedidos realizados para clientes no Brasil. Comuniquei a importancia deste ponto aos nossos desenvolvedores para que possa ser considerado em futuras versões da app. No intermédio, neste caso poderá usar a seção de Observações (aparece como Note em ingles no app) no rascunho de pedido ou pedido para adicionar o número CPF/CNPJ do seu cliente à encomenda e processá-lo mais tarde acessando o seu admin por um navegador.
@LucasMarcate, fiquei curiosa para entender mais sobre como a sua empresa realiza as vendas no momento, no caso que eu posso sugerir outros recursos que podem ajudar a agilizar esse processo. Pelo que entendi, as vendas são feitas através de mensagens nas redes sociais. Depois, as informações do cliente e o CPF/CNPJ é recolhido através da mensagem e o pagamento para a mercadoria é realizado na entrega da compra. Isso torna-se a ser um desafio porque os clientes hesitam em partilhar informações pessoais nas redes sócias. Entendo completamente essa preocupação do cliente, pois é importante proteger os dados pessoais e ter a certeza de que divulga essas informações de forma segura. Por gentileza, poderia confirmar se é assim mesmo que funciona? Caso sim, qual é o objetive em processar os pedidos dessa forma? É a sua própria empresa que entrega a mercadoria ao cliente?
Amalia | Social Care @ Shopify
- A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer!
- Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
- Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog
Olá, desculpe a demora na resposta faz tempo que não entrava aqui, isso mesmo eu realizo vendas através de conversas e tenho a dificuldade em conseguir esses dados pessoais como o CPF, mas a empresa vende através do site próprio também, e não é sempre que tenho dificuldade em pegar o cpf do cliente. Trabalhamos com a frenet como intermediadora das transportadoras Jadlog, sequoia e etc.. e temos a entrega pelo nosso próprio entregador também nessa entrega eu permito aos clientes realizar o pagamento no ato da entrega. Nesse exato momento voltei pra cá pois estou a procura de uma pessoa que saiba editar sites.
Obrigada pelas informações, @LucasMarcate!
Entendo a dificuldade em solicitar o CPF aos clientes adquiridos através das redes sociais. Neste caso, poderá tentar uma alternativa criando o pedido de rascunho primeiro para depois adicionar as informações do cliente; assim o CPF não será solicitado.
1) Crie o pedido de rascunho primeiro ao ir em Pedidos > Rascunhos > Criar pedido.
2) Não coloque nenhum dado de cliente e selecione a opção de pagamento. Isto criará o pedido sem as informações do cliente.
3) Depois abra o pedido criado e adicione o cliente ao pedido.
4) Fazendo isto, o CPF não será solicitando.
5) Ao abrir os dados do cliente na seção de Clientes, verá que o pedido estará associado com este cliente.
Tente fazer isso e nos avise se esta alternativa ajudou. Poderá contar com as instruções para criar rascunhos de pedidos.
Sobre a sua segunda questão, vejo que está buscando por um profissional para personalizar o layout da loja. Recomendo conferir o diretório de parceiros da Shopify. É só buscar pelo serviço desejado e solicitar um orçamento. Saiba mais sobre como contratar ajuda aqui.
Se alguma dúvida surgir, é só nos avisar aqui. Até mais!
Paula | Social Care @ Shopify
- A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer!
- Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
- Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog
Você é aquele lojista que criou múltiplas lojas para usufruir do período de avaliação...
By Paula Aug 15, 2024Antes de tomar a decisão de comprar de uma loja virtual, podem surgir algumas dúvida...
By Amalia Aug 1, 2024Se você está em Portugal e utiliza o Shopify Payments, este artigo foi feito para voc...
By Paula Jul 18, 2024