FROM CACHE - pt-br_header
Esta comunidade agora é um espaço de suporte colaborativo. O Atendimento ao cliente da Shopify ficará indisponível para a comunidade, mas você pode se conectar com outros lojistas e parceiros para compartilhar dúvidas, dicas e experiências! Conteúdos que violam nosso Código de conduta ou que você deseja que sejam removidos ainda devem ser denunciados.

Re: Dúvidas em configuração e métricas do GA4 e Facebook Ads

Dúvidas em configuração e métricas do GA4 e Facebook Ads

rnunesbrrj
Viajante
15 0 0

Pessoal, bom dia.

Contra tudo e contra todos eu migrei meu e-commerce da Nuvemshop para o Shopify, há 1 semana. Porém tenho percebido junto à equipe de Gestão de Tráfego que os números de acesso não batem. Por exemplo:

a) No facebook Ads, o meu anúncio teve 153 cliques ontem. O que me leva a crer que 153 novas pessoas acessaram o meu site.

b) No painel da Shopify informa que tive apenas 17 sessões (17 usuários únicos, somente?)

c) No GA4, informa que tive 47 usuários ativos, sendo que apenas 9 vindo de 'paid search', o que acho que pode ser do anúncio. P.S. Anúncios só rodam no Brasil, mas tenho metade desses acessos vindo dos EUA e outros lugares do mundo.

Alguém sabe me dizer se essa loucura é algo que tenho que aceitar, ou algo pode estar errado nas minhas configurações.

Em tempo:
Configurei o traqueamento somente utilizando os apps nativos do Shopify | 'Google e YouTube' e 'Facebook e Instagram'.

Faz sentido refazer as configurações, do zero?!

Obrigado!

Rodrigo Nunes
www.useyouneed.com.br
4 RESPOSTAS 4

ScalaApps
Shopify Partner
71 2 13

É comum haver discrepâncias entre as diferentes plataformas de análise de dados (Facebook Ads, Shopify e GA4) devido a como cada uma rastreia e reporta os cliques e sessões. Vou te explicar algumas possíveis causas para essa divergência e como você pode tentar resolver:

1. Diferença entre cliques e sessões:

• Facebook Ads reporta cliques, ou seja, o número de vezes que alguém clicou no seu anúncio. No entanto, isso não significa que todos esses cliques resultaram em uma sessão no seu site, pois:
      • Algumas pessoas podem clicar no anúncio, mas fechar a página antes de ela carregar completamente.
      • Bloqueadores de anúncios, firewalls ou problemas de conexão podem impedir que o Shopify ou o GA4 registrem a sessão.
    • Shopify e Google Analytics reportam sessões, ou seja, usuários que efetivamente acessaram e interagiram com o site.
  2. Diferença na atribuição entre plataformas:

• O GA4 utiliza diferentes modelos de atribuição e considera múltiplos fatores, como usuários retornando ao site após um tempo, múltiplas interações, entre outros. Já o Facebook pode estar contando interações que não se transformam em tráfego real no site.
    • Além disso, o GA4 também pode estar atribuindo acessos aos EUA por questões de cache, VPNs ou bots. Esses acessos podem não ser de usuários reais.
  3. Configurações de tracking:

• Se você configurou o tracking apenas pelos aplicativos nativos do Shopify, pode haver alguma inconsistência ou configuração incompleta.
    • Refazer as configurações pode ajudar a garantir que tudo esteja corretamente sincronizado entre as plataformas.
  4. Sugestões para resolver o problema:

• Verificar e configurar manualmente o pixel do Facebook e o código de rastreamento do GA4 diretamente no Shopify, sem depender apenas dos apps nativos.
    • Usar um gerenciador de tags (como o Google Tag Manager) pode facilitar o gerenciamento e garantir que o tracking seja feito corretamente.
    • Verificar se o site tem eventos duplicados ou mal configurados no tracking.

Revisar as configurações pode ser uma boa ideia. Isso vai garantir que todos os eventos e dados de tráfego estejam sendo rastreados de maneira precisa.

Scala Apps

- If you find my reply helpful, please hit Like and Mark as Solution

- Se você achar minha resposta útil, por favor clique em Curtir e Marcar como Solução

Parcelamento/Installments | Hide sold variants | Apps | Blog
rnunesbrrj
Viajante
15 0 0

Perceito "ScalaApps", vou revisar as configurações e retorno aqui daqui alguns dias caso algo tenha melhorado.

Muito obrigado!

Rodrigo Nunes
www.useyouneed.com.br
rnunesbrrj
Viajante
15 0 0

Olá pessoal,

Continuo na mesma. Não consigo fazer o meu Pixel funcionar eventos através do Meta Pixel Helper. O sistema informa que nao encontrou a tag. Porém quando gero uma VPN no meu acesso, partindo o trafego dos EUA , o pixel aparece.

Alguma nova sugestão??

Rodrigo Nunes
www.useyouneed.com.br
rnunesbrrj
Viajante
15 0 0

Em adição e para apoiar as pessoas que podem estar na mesma situação.

Visto que o problema estava com a localização do acesso, criei uma nova loja (aproveitando os 3 dias gratuitos). Coloquei o mesmo tema da minha loja (personalizado e adquirido no Envato), coloquei a localização dela para Brasil e configurei o pixel e 'voilá', o pixel funcionou.

A única possível diferença entre a minha loja atual e essa de teste, talvez seja a localização (não me recordo se coloquei ela nos EUA).

Fica a dica que pode ajudar alguém.

Rodrigo Nunes
www.useyouneed.com.br