FROM CACHE - pt-br_header
Esta comunidade agora é um espaço de suporte colaborativo. O Atendimento ao cliente da Shopify ficará indisponível para a comunidade, mas você pode se conectar com outros lojistas e parceiros para compartilhar dúvidas, dicas e experiências! Conteúdos que violam nosso Código de conduta ou que você deseja que sejam removidos ainda devem ser denunciados.

Re: Cobrança indevida

Cobrança indevida

GerusaReis
Visitante
2 0 0

Estou explorando o e-commerce e testando várias plataformas. Atualmente, estou usando a Shopify em período de teste. Para ter uma experiência completa, instalei alguns aplicativos de ADS na plataforma. No entanto, mesmo sem nenhum pedido em minha loja, estou sendo cobrado por mais de 300 dólares.

A plataforma não está integrada com o desenvolvimento e faturamento? Eles não conseguem verificar se a conta está realmente ativa ou se há pedidos? Eu não tenho pedidos, a loja não está funcionando e não há usabilidade. Essas cobranças estão incorretas! Essa cobrança do uso do app dentro da plataforma é indevida.

3 RESPOSTAS 3

Paula
Shopify Staff
2008 374 311

Olá @GerusaReis!

Entendo sua preocupação com as cobranças que você recebeu mesmo sem ter realizado vendas em sua loja Shopify. Vou esclarecer em termos gerais como as cobranças dos aplicativos funcionam na plataforma para que você possa entender melhor a situação e tomar as medidas necessárias.

Na Shopify, a assinatura da plataforma e as cobranças dos aplicativos são tratadas de forma independente. Isso significa que, mesmo que você esteja em um período de teste com a Shopify, os aplicativos que você instala podem ter seus próprios termos de cobrança, incluindo períodos de avaliação gratuita e cobranças recorrentes.

Cada aplicativo tem sua própria política de cobrança e pode ou não oferecer um período de avaliação gratuita. Após esse período grátis, se houver, os aplicativos geralmente começam a cobrar automaticamente de acordo com o plano que você escolheu ao instalar o aplicativo. Essas cobranças são independentes do volume de vendas ou atividade da sua loja, ou seja, eles podem cobrar mesmo se não houver vendas ou atividade significativa na loja. 

Para se informar mais sobre, sugiro os seguintes documentos:

Para verificar detalhes específicos sobre as cobranças e entender de quais aplicativos elas estão vindo, você pode acessar o admin da sua loja Shopify, indo em Configurações > Faturamento > e depois em Faturas anteriores. Lá, você encontrará detalhes de todas as cobranças, incluindo quais aplicativos estão cobrando e quanto estão cobrando.

Se você identificar cobranças de aplicativos que deseja contestar ou sobre os quais tem dúvidas, o próximo passo é entrar em contato diretamente com o suporte desses aplicativos. A maioria dos desenvolvedores de apps oferece suporte ao cliente e pode esclarecer dúvidas sobre cobranças ou mesmo discutir a possibilidade de reembolso. No entanto, é importante lembrar que a política de reembolso é determinada pelo próprio aplicativo e pode variar de um para outro. Veja mais sobre como solicitar reembolso ou crédito de um app.

Se tiver outras dúvidas, é só nos avisar aqui. Até mais!

Paula | Social Care @ Shopify 
 - A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer! 
 - Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
 - Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog

GerusaReis
Visitante
2 0 0

Paula, 

Isso é inaceitável, como posso ser cobrada sem utilização, sem pedido e o app também estava dentro do período experimental, simplesmente se vocês me cobram pela vossa plataforma eu lhe pergunto, que tipo de integração há? Que tipo de controle que há? Minha loja esta inativa, um app que esta no período experimental, sem pedidos sem nada a funcionar !  

Fran
Shopify Staff
1469 408 240

Conforme a Paula informou acima, @GerusaReis, alguns aplicativos são pagos e como são oferecidos por empresas terceirizadas, os aplicativos possuem suas próprias regras de precificação e não se aplicam ao período de teste grátis oferecido pela Shopify. Portanto, é importante ler com atenção as regras antes de instalar. 

Se o aplicativo possui um período experimental, e você foi cobrada durante esse período, entre em contato diretamente com a empresa responsável pelo aplicativo, pois a Shopify não controla a emissão nem o reembolso de cobranças de empresas terceirizadas. Os aplicativos terceirizados são adicionais que a pessoa instala em uma loja para fazer algo específico e são uma forma de a Shopify cobrir todas as necessidades dos clientes sem sobrecarregar a plataforma. Se incluíssemos tudo nativamente, a Shopify seria muito lenta e difícil de operar. Para entender, em termos de comparação, é como se você instalasse um sistema de alarme no seu carro. Caso tenha dúvidas sobre o funcionamento do alarme, terá que contactar a empresa que produz/vende o alarme, não a empresa que produziu seu carro. 

É importante notar também que a Shopify oferece as ferramentas para que os lojistas montem seus sites e também funciona como uma plataforma de hospedagem. A Shopify funciona em formato de assinatura, isso significa que cobramos uma mensalidade para que as lojas utilizem a plataforma e desfrutem do espaço em nosso servidor. Antes de ativar a assinatura, o usuário precisa aceitar a cobrança recorrente na página de confirmação da compra e isso também está nos termos de serviço que o usuário aceita quando cria uma loja. 

Por fim, a nossa mensalidade independe das vendas ou de se a loja já está aberta ao público, pois quando você tem uma loja virtual, está usando o espaço do nosso servidor e o espaço da loja é totalmente seu. Uma boa analogia é pensar no aluguel de uma loja física. Você teria que pagar aluguel ao senhorio mesmo que ainda estivesse fazendo obra na loja e independentemente das suas vendas. Uma outra forma de entender como o modelo de assinatura funciona é a Netflix. Enquanto sua assinatura estiver ativa, você deve pagar a mensalidade. A Netflix não controla se você está utilizando o serviço, mas sim se possui uma assinatura ativa. 

Entendemos que possa ser confuso, já que os marketplaces estão muito populares hoje em dia e, geralmente, funcionam com cobrança sobre as vendas. A Shopify não é um marketplace e funciona com cobrança de assinatura recorrente. Para entender melhor a diferença, recomendamos a leitura desse artigo aqui.

Até mais!

Fran | Social Care @ Shopify 
 - A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer! 
 - Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
 - Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog