Fale sobre todos os assuntos relacionados a e-commerce e à Shopify
E aí, galera de e-commerce! 🙌 Você já se perguntou como fazer sua loja virtual bombar no Google sem precisar ser um expert em tecnologia? Vamos falar sobre SEO para e-commerce, ou como eu gosto de chamar: "o segredo pra aparecer na frente dos seus concorrentes sem gastar uma fortuna em anúncios".
Se você tem dúvidas ou acha que isso é coisa de "gente muito técnica", relaxa. Vou explicar de forma simples, direta e com algumas dicas práticas que você pode implementar hoje mesmo. Bora lá?
SEO (Search Engine Optimization) é basicamente a arte (ou ciência) de fazer o Google amar o seu site. Isso significa que, quando alguém procurar um produto que você vende, como "tênis de corrida", sua loja aparece nos primeiros resultados.
Por quê? Porque 93% das experiências online começam com uma busca. E a galera raramente passa da primeira página do Google. Então, se sua loja tá na página 2... é como se ela nem existisse. 😬
Aqui estão os 3 pilares do SEO que todo e-commerce deveria dominar:
Você sabe o que seu cliente pesquisa no Google?
Ferramentas como o Google Keyword Planner ou o Ubersuggest (do Neil Patel) ajudam a descobrir palavras-chave relevantes para o seu negócio.
Dica ninja: Inclua essas palavras nas descrições dos produtos, nos títulos e até nas categorias da sua loja. Só não vale exagerar e forçar a barra, beleza?
Pense comigo: você esperaria mais de 3 segundos pra uma página carregar? Nem eu. 😅
O Google prioriza sites rápidos porque ninguém quer perder tempo. Aqui vão algumas dicas para melhorar o desempenho da sua loja:
Se você tem um produto com boas avaliações, o Google vai adorar. Ah, e sabe aquelas descrições de produto? Esqueça o famoso Ctrl+C Ctrl+V do fornecedor!
Crie descrições originais e detalhadas. Fale sobre os benefícios do produto, use palavras-chave e, se possível, insira FAQs para responder às dúvidas do cliente antes mesmo de ele perguntar.
Exemplo:
Não diga apenas “Tênis de corrida confortável”. Que tal:
“Este tênis é perfeito para corredores de todos os níveis. Ele tem amortecimento leve, tecido respirável e design moderno para acompanhar seu ritmo, seja na pista ou na rua.”
Se você tem uma loja física, não esqueça do SEO local. Crie ou atualize sua conta no Google Meu Negócio e garanta que o endereço, telefone e horário de funcionamento estejam certinhos. Assim, quando alguém procurar "loja de tênis perto de mim", sua loja aparece no mapa!
SEO pode parecer complexo no início, mas é como andar de bicicleta: quanto mais você pratica, melhor você fica. Comece pelas dicas que compartilhei aqui e, aos poucos, vá aprimorando sua loja. E o melhor de tudo: muitas dessas ações são gratuitas!
Se você ficou com alguma dúvida ou quer trocar ideias sobre SEO no e-commerce, comenta aqui. Vamos aprender juntos! 🚀
Gostou das dicas? Já tá aplicando SEO na sua loja? Bora conversar nos comentários! 👇
Saiba como expandir as operações em âmbito global com o caminho de aprendizado e o selo...
By Shopify Feb 7, 2025Comece a vender no atacado com o roteiro de aprendizado da Shopify Academy, B2B on Shop...
By Shopify Jan 31, 2025Você é aquele lojista que criou múltiplas lojas para usufruir do período de avaliação...
By Paula Aug 15, 2024