Fale sobre todos os assuntos relacionados a e-commerce e à Shopify
Olá, boa tarde. Tudo bem? Estamos com um problema aqui na empresa referente ao estoque. Todos os nossos pedidos de BOLETO e PIX não pago, o estoque não volta pq o status fica como PROCESSANDO tanto na YAMPI como na PAGARME.
A minha pertunta é: como as grandes empresas lidam com isso? quais ferramentas elas utilizam para controlar o que não foi pago para ser retornado ao estoque de forma automática? existe algum parceiro app que possa nos ajudar com essa demanda?
Além da plaforma SHOPIFY, temos mais 2 empresas. a YAMPI que é o nosso checkout, e a PAGAR.ME que é o nosso GATWAY de pagamento. Mas ambos informam que não possuem soluções. Informam que precisamos ver com a nossa plataforma de ecommerce.
Alguém conhece algum APP ou empresa que possa controlar isso pra gente.
Lembrando que o nosso ERP é o TINY.
Olá @Astroiani,
Obrigada pelos detalhes! Pelo que você explicou, entendi que pedidos pagos com Boleto e Pix onde o pagamento falha, constam como Processando na Yampi e PagarMe e consequentemente, a mercadoria não volta ao estoque - certo? Entendo completamente como é importante acompanhar o estoque com precisão, então vamos lá saber o que pode estar a causar esse comportamento e como poderá resolver essa questão.
Para que eu posso entender melhor, por gentileza, poderia esclarecer porque usa o checkout da Yampi na sua loja além do PagarMe? Sendo que os pedidos em questão não são pagos, no seu admin poderia dizer se eles aparecem como pedidos ou tornaram se carrinhos abandonados?
Outra coisa importante é destacar é que o checkout da Yampi não é compatível com a Shopify. Essa integração não aparece em Configurações > Pagamento > Escolher um provedor. Também não é um dos provedores de pagamento aprovados para uso na Shopify no Brasil aqui. Além disso, essa solução de checkout não consta em nossa App Store, como você pode ver aqui. Nesses casos, é comum que eles ainda ofereçam uma integração com a Shopify por apps privados que são baixados diretamente do site deles e instalados pelo lojista. Como a Yampi é uma empresa terceira que não apresenta integração direta com a nossa plataforma, o nosso escopo de suporte é limitado porque não temos conhecimento dos serviços e integrações que o provedor de pagamento oferece. Saiba mais sobre o uso de apps privados o nosso escopo de suporte clicando aqui. Visto que essa integração não é aprovada para uso na Shopify, pode encontrar alguns problemas inesperados na loja, tais como; discrepância de informações entre o admin da Shopify e o administrador do provedor, status de pedidos incorretos no admin da Shopify, sendo que os pedidos realizados no checkout incompatível não conseguem ser rastreados pelo sistema entre outros problemas, que pode ler em pormenor aqui. Para evitar problemas na sua loja, recomendamos não instalar esses checkouts ou removê-los seguindo as orientações do suporte. Se pretende criar uma empresa sustentável, recomendamos que considera uma das soluções de checkout transparente compatíveis com a Shopify aqui.
Aguardo a sua resposta!
Amalia | Social Care @ Shopify
- A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer!
- Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
- Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog
Amalia, boa noite. Show de bola, vamos deletar a YAMP da nossa loja online. Mas a dúvida é, na minha tem pedidos > PAGAMENTO PENDENTE e > Não PROCESSADO de 3 meses atrás, ou seja, se eu tinha 10 produtos no estoque, 5 foram vendidos e 5 em processamento o que fica em processamento não retorna para o estoque automaticamente pq ainda não foi cancelado.
O ideal seria a SHOPIFY cancelar os pedidos não pagos e que estão em processamento a mais de 3 dias. Essa é a regra. Onde eu configuro dessa forma?
Se eu trocar a YAMPI pelo MERCADO PAGO isso não vai mais acontecer dentro da minha Loja?
Para você ter uma ideia, eu tenho 236 pedidos em processamento dentro da YAMPI segurando o meu estoque. E para o estoque retornar a minha loja virtual eu tenho que fazer o processo tudo manual. Como eu faço esse processo do modo automático?
resumindo, a pessoa não pagou o boleto ou PIX em 3 dias - eu preciso que o pedido seja cancelado para retornar o meu estoque. É isso. Me ajude por favor!
Agradeço o retorno e detalhes compartilhados, @Astroiani.
Entendo que no momento você tem diversos pedidos com o status pendente na Yampi. Pedidos esses que não tiveram o pagamento efetuado e que precisam ser cancelados para retornar o estoque à sua loja. Nós da Shopify adoraríamos poder ajudar mais a fundo com essa questão, mas como se trata de provedores de terceiros, sugiro entrar em contato com o provedor para buscar esclarecimentos.
Normalmente, quando o cliente efetua a compra com um boleto ou pix o provedor marca o status de pagamento do pedido como Pagamento pendente para indicar que, embora o processo tenha iniciado, ainda precisa de mais tempo para a conclusão. E os pagamentos pendentes têm uma data de vencimento.
Como já explicado pela minha colega, a Yampi é uma integração de terceiros que nós não somos familiares com as suas configurações. Pode ser que eles não oferecem a configuração para cancelar os pedidos pendentes de forma automática ou talvez ocorreu uma falha ao executar este tipo de ação, por conta da irregularidade de integração. De qualquer forma, você precisaria conversar com a Yampi para saber se eles tem alguma forma de acionar o cancelamento desses pedidos para que você consiga reaver o estoque dos produtos.
Sobre o Mercado Pago, já vi relatos aqui na comunidade, como também informado nesta página aqui, que eles tem essa configuração de forma automática. Pedidos que não foram pagos, após um período, eles são cancelados automaticamente pelo provedor de pagamento para evitar retenção de estoque. O provedor emite essa ação e o pedido no admin da Shopify é atualizado e estoque liberado. De qualquer forma, antes de seguir com o Mercado Pago, converse com o suporte do app para se informar mais sobre isso.
Por falar na quantidade de pedidos que estão pendentes, quero aproveitar o contato para compartilhar algumas dicas para te ajudar a reduzir a quantidade de pedidos pendentes e melhor a taxa de conversão.
Para conseguir isso, poderá utilizar recursos de apps como um aplicativo de recuperação automática de boleto, o Boleto Recovery, qual você pode utilizar não apenas para re-emitir boletos, mas para criar uma conexão com o seu cliente pois por meio desse app, é possível personalizar o conteúdo e enviar mensagens para clientes por SMS ou e-mail.
Outra opção para ajudar com isso, seria oferecer descontos para incentivar o cliente a fazer o pagamento via boleto ou pix. Veja esta conversa aqui onde listei algumas ideias para oferecer isso. Além disso, sugiro conferir o material abaixo para saber como otimizar a sua taxa de conversão:
Se tiver alguma outra dúvida, continuamos à disposição!
Paula | Social Care @ Shopify
- A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer!
- Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
- Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog
Saiba como expandir as operações em âmbito global com o caminho de aprendizado e o selo...
By Shopify Feb 7, 2025Comece a vender no atacado com o roteiro de aprendizado da Shopify Academy, B2B on Shop...
By Shopify Jan 31, 2025Você é aquele lojista que criou múltiplas lojas para usufruir do período de avaliação...
By Paula Aug 15, 2024