FROM CACHE - pt-br_header
Esta comunidade agora é um espaço de suporte colaborativo. O Atendimento ao cliente da Shopify ficará indisponível para a comunidade, mas você pode se conectar com outros lojistas e parceiros para compartilhar dúvidas, dicas e experiências! Conteúdos que violam nosso Código de conduta ou que você deseja que sejam removidos ainda devem ser denunciados.

Dúvida sobre criação de segmentos de clientes

Resolvido

Dúvida sobre criação de segmentos de clientes

Skence
Explorador
50 0 14

Olá comunidade shopify, tudo bem?

Eu gostaria de criar cupons de descontos especiais para clientes que já compraram na minha loja, porém me deparei com o seguinte problema:

Caso um visitante realize uma compra no boleto ou pix, mas não efetue o pagamento, ele é contabilizado no sistema como um cliente (mesmo não pagando o pedido). Dessa forma estou enfrentando esse problema ao criar cupons de desconto para clientes que efetivamente realizaram pedidos pagos.

Screen Shot 2024-05-24 at 6.17.59 PM.png

Dessa forma, o segmento "customers who have purchased at least once" está sendo populado com indivíduos que realizam pedidos, mas não pagam.

A solução que encontrei para o problema seria: criar segmentos de clientes que realizaram pedidos pagos.

Porém não entendi se isso é possível.

Gostaria de criar um segmento de clientes contendo apenas clientes com pedidos de status "pagos". Isso seria possível?

Screen Shot 2024-05-24 at 6.16.00 PM.png

1 SOLUÇÃO ACEITA

Amalia
Shopify Staff
1401 356 174

Sucesso.

Olá @Skence,

Boa pergunta! Quando se trata de pedidos pagos com Boleto, como você já sabe, eles só são completos quando o pagamento é efetuado pessoalmente pelo comprador e, recebido com sucesso pelo lojista. Até lá, embora a encomenda apareça como “Pago”, ainda não é processada até que o pagamento seja recebido. Ao segmentar os clientes por número de encomendas efetuadas, o sistema puxa todos os clientes da sua loja que realizaram um pedido no seu site. Um pedido torna-se como pago quando o cliente paga com uma forma de pagamento aceita na sua loja online. Assim, quando o pedido é criado ele tem o status de Pago.

No entanto, o sistema não consegue distinguir entre um pedido de Boleto e outros métodos de pagamento. Dito isto, você pode certamente segmentar os clientes como demonstrou no seu exemplo, mas poderá remover manualmente os clientes que não concluíram o pagamento de Boleto como mostro no exemplo abaixo;

Eu sei que pode ser um pouco demorado se você tiver muitos clientes nesse segmento. Como alternativa, você pode colocar uma tag nos pedidos pagos com Boleto que não foram concluídos e depois incluir uma condição no segmento para excluir pedidos com essa tag.  

Espero que isso ajude! Por favor, deixe um comentário abaixo se eu posso esclarecer mais algo! 

Amalia | Social Care @ Shopify 
 - A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer! 
 - Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
 - Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog

Exibir solução no post original

5 RESPOSTAS 5

Amalia
Shopify Staff
1401 356 174

Sucesso.

Olá @Skence,

Boa pergunta! Quando se trata de pedidos pagos com Boleto, como você já sabe, eles só são completos quando o pagamento é efetuado pessoalmente pelo comprador e, recebido com sucesso pelo lojista. Até lá, embora a encomenda apareça como “Pago”, ainda não é processada até que o pagamento seja recebido. Ao segmentar os clientes por número de encomendas efetuadas, o sistema puxa todos os clientes da sua loja que realizaram um pedido no seu site. Um pedido torna-se como pago quando o cliente paga com uma forma de pagamento aceita na sua loja online. Assim, quando o pedido é criado ele tem o status de Pago.

No entanto, o sistema não consegue distinguir entre um pedido de Boleto e outros métodos de pagamento. Dito isto, você pode certamente segmentar os clientes como demonstrou no seu exemplo, mas poderá remover manualmente os clientes que não concluíram o pagamento de Boleto como mostro no exemplo abaixo;

Eu sei que pode ser um pouco demorado se você tiver muitos clientes nesse segmento. Como alternativa, você pode colocar uma tag nos pedidos pagos com Boleto que não foram concluídos e depois incluir uma condição no segmento para excluir pedidos com essa tag.  

Espero que isso ajude! Por favor, deixe um comentário abaixo se eu posso esclarecer mais algo! 

Skence
Explorador
50 0 14

Oi Amalia, muito obrigado pela resposta.

Então, devo fazer o seguinte:

Opção 1

1 - Criar um segmento de clientes com "number_of_orders" >= 1.

2 - Excluir manualmente os clientes que realizaram pedidos no boleto e pix, mas não pagaram.

Opção 2

1 - Criar um segmento de clientes com "number_of_orders" >= 1.

2 - Inserir a tag "boleto não concluído" nos clientes que realizaram pedidos no boleto não pagos.

3 - Excluir o segmento com a tag "boleto não concluído" do segmento "number_of_orders" >= 1.

Seria isso?

Amalia
Shopify Staff
1401 356 174

Exatamente isso, @Skence! Você pode tentar ambas formas para ver qual fluxo de trabalho que preferir. 

Entendo completamente que seria útil se o sistema poderia reconhecer e marcar os pedidos pagos com Boleto como Pagamento Pendente até que cliente completa o pagamento e acho que você destacou um ponto importante aqui. Embora isso não é algo disponível na plataforma de momento, eu ficarei feliz em repassar esse feedback para os nossos desenvolvedores. Pois, estamos sempre de olho para feedback dos nossos lojistas que poderemos usar para saber quais as características mais procuradas pelos nossos clientes. Eu não posso garantir se isso seria disponível no futuro, mas sem dúvida vou trazer isso a atenção dos nossos desenvolvedores para que possa ser considerado em futuras melhorias da plataforma.

Skence
Explorador
50 0 14

Perfeito, seria interessante repassar essas particularidades de boleto e pix para a equipe. Isso deixaria a experiência do comerciante brasileiro muito melhor, evitando a necessidade de utilizar checkouts terceiros como Yampi.

De qualquer forma, muito obrigado!

Amalia
Shopify Staff
1401 356 174

Com certeza, @Skence e o prazer é todo meu! 

No tema de melhorias da plataforma, não deixe de marcar esta página aqui para estar informado sobre todas as atualizações e lançamentos de novos recursos na Shopify.