FROM CACHE - pt-br_header
Resolvido

Estoques em Estados diferentes e cálculos de frete no estoque mais próximo do CEP do cliente

mayquesouza2
Visitante
2 0 0

  Boa noite, 

  Gostaria de saber se é possível ter vários estoques em estados diferentes e a depender do CEP do cliente a Shopify ou um app instalado calcular o frete utilizando o estoque mais próximo do cep do cliente. 
  Isto é possível? Se sim, como seria feito? 

  Atualmente utilizo a FRENET integrada para cálculo de frete, mas não encontrei nenhuma configuração para estoques em locais diferentes. Vi que isso é possível cadastrar estoque diferentes na Shopify, mas é possível calcular de acordo com cada localização?

  Obrigado.

1 SOLUÇÃO ACEITA

Fran
Shopify Staff
1201 371 186

Sucesso.

Olá, @mayquesouza2.

Vi que fez essa pergunta já tem um tempo. Conseguiu resolver sua dúvida?

Você mencionou que seus estoques estão em estados diferentes, correto? A Shopify te permite criar zonas de entrega com estoque específico para cada estado, porém, isso não é possível para CEP. Se quiser direcionar o estoque por CEP, precisará de aplicativos específicos mesmo. 

Direcionando o estoque por CEP

Há apps que você pode usar para organizar suas zonas de frete de acordo com o CEP. Recomendo acessar a nossa loja de aplicativos  para descobrir todas as opções disponíveis. Já filtrei a busca para você só achar apps de logística baseadas em CEP. Clique aqui para ver

Esses dois aplicativos aqui, por exemplo, restringem os produtos que os clientes podem comprar com base no CEP deles. 

Outra opção seria contactar a Frenet e perguntar se eles possuem essa funcionalidade ou se estariam disponíveis para fazer essa alteração no aplicativo. 

Criando zonas de frete com base no estado

Como eu mencionei, ao criar zonas e frete na Shopify, seus clientes podem encomendar produtos em sua loja somente se o estado para o qual desejam que o pedido seja enviado esteja incluído em uma de suas zonas de frete. Por exemplo, se sua empresa tem um depósito no Rio de Janeiro e você definiu esse depósito como um dos Locais da sua loja, você pode criar uma zona de frete que inclua somente o Rio de Janeiro (ou todos os estados da região Sudeste, como preferir) e definir uma taxa de frete utilizando o aplicativo da Frenet para todos os seus clientes dessa região. 

Eu já havia criado um post anteriormente aqui na Comunidade explicando como fazer isso. Veja abaixo. 

Caso queira definir zonas de frete para cada um dos seus locais baseados em países e estados, não CEP, você pode fazer isso sem a necessidade de aplicativos. Você pode incluir, excluir ou editar zonas e taxas de frete no seu admin da Shopify em Configurações > Frete e entrega.

 

Na seção Frete de você verá os locais de onde seus produtos estão sendo enviados e poderá editar as zonas de envio para cada um deles. Veja só o exemplo da minha loja teste. Eu tenho 3 locais: Flagship Store, Primary e Shopify.

Fran_0-1631215662588.png

 

Repare que todos eles estão juntos na mesma seção Frete de. Isso significa que as mesmas zonas e taxas de frete estão incindindo sobre todos eles.

  1. Para mudar isso, clique em Gerenciar > Novas taxas para. 
  2. A partir daí, esse local terá sua própria seção Frete de e você pode clicar em Criar zona de frete para incluir zonas de frete e taxas específicas para esse local.

 

Caso você ainda não tenha configurado zonas e taxas para seus locais, eles aparecerão na seção Não há frete de

Fran_1-1631215662492.png

 

 

Importante: Dentro de um grupo de locais em um perfil de frete, um país ou estado só pode existir em uma zona de frete. Você precisa remover um país ou estado de uma zona de frete antes de adicioná-lo a outra.


Taxas de frete da transportadora

E para finalizar, segue a dica de como definir taxas de transportadora para cada uma de suas zonas de frete, já que você está utilizando um aplicativo de logística (Frenet) para calcular as taxas de envio. 

1. Em Configurações > Envio e entrega> Gerenciar taxas > Frete para > Clique em Adicionar taxas ao lado do local que desejar
2. Selecione a opção Usar uma transportadora ou app para calcular as taxas.
3. Selecione o aplicativo que instalou em sua loja.

Fran_3-1631217719817.png

 

 

Após adicionar as taxas de transportadora em seu admin da Shopify, como acima, vá para o painel do aplicativo e configure as condições do frete no aplicativo.

 

Espero que as dicas acima tenham ajudado! Posso ajudar com mais alguma coisa em sua loja? Se quiser dicas para melhorar a performance do seu negócio, me envie o link público da sua loja para eu dar uma olhada. 

Fran | Social Care @ Shopify 
 - A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer! 
 - Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
 - Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog

Exibir solução no post original

5 RESPOSTAS 5

Fran
Shopify Staff
1201 371 186

Sucesso.

Olá, @mayquesouza2.

Vi que fez essa pergunta já tem um tempo. Conseguiu resolver sua dúvida?

Você mencionou que seus estoques estão em estados diferentes, correto? A Shopify te permite criar zonas de entrega com estoque específico para cada estado, porém, isso não é possível para CEP. Se quiser direcionar o estoque por CEP, precisará de aplicativos específicos mesmo. 

Direcionando o estoque por CEP

Há apps que você pode usar para organizar suas zonas de frete de acordo com o CEP. Recomendo acessar a nossa loja de aplicativos  para descobrir todas as opções disponíveis. Já filtrei a busca para você só achar apps de logística baseadas em CEP. Clique aqui para ver

Esses dois aplicativos aqui, por exemplo, restringem os produtos que os clientes podem comprar com base no CEP deles. 

Outra opção seria contactar a Frenet e perguntar se eles possuem essa funcionalidade ou se estariam disponíveis para fazer essa alteração no aplicativo. 

Criando zonas de frete com base no estado

Como eu mencionei, ao criar zonas e frete na Shopify, seus clientes podem encomendar produtos em sua loja somente se o estado para o qual desejam que o pedido seja enviado esteja incluído em uma de suas zonas de frete. Por exemplo, se sua empresa tem um depósito no Rio de Janeiro e você definiu esse depósito como um dos Locais da sua loja, você pode criar uma zona de frete que inclua somente o Rio de Janeiro (ou todos os estados da região Sudeste, como preferir) e definir uma taxa de frete utilizando o aplicativo da Frenet para todos os seus clientes dessa região. 

Eu já havia criado um post anteriormente aqui na Comunidade explicando como fazer isso. Veja abaixo. 

Caso queira definir zonas de frete para cada um dos seus locais baseados em países e estados, não CEP, você pode fazer isso sem a necessidade de aplicativos. Você pode incluir, excluir ou editar zonas e taxas de frete no seu admin da Shopify em Configurações > Frete e entrega.

 

Na seção Frete de você verá os locais de onde seus produtos estão sendo enviados e poderá editar as zonas de envio para cada um deles. Veja só o exemplo da minha loja teste. Eu tenho 3 locais: Flagship Store, Primary e Shopify.

Fran_0-1631215662588.png

 

Repare que todos eles estão juntos na mesma seção Frete de. Isso significa que as mesmas zonas e taxas de frete estão incindindo sobre todos eles.

  1. Para mudar isso, clique em Gerenciar > Novas taxas para. 
  2. A partir daí, esse local terá sua própria seção Frete de e você pode clicar em Criar zona de frete para incluir zonas de frete e taxas específicas para esse local.

 

Caso você ainda não tenha configurado zonas e taxas para seus locais, eles aparecerão na seção Não há frete de

Fran_1-1631215662492.png

 

 

Importante: Dentro de um grupo de locais em um perfil de frete, um país ou estado só pode existir em uma zona de frete. Você precisa remover um país ou estado de uma zona de frete antes de adicioná-lo a outra.


Taxas de frete da transportadora

E para finalizar, segue a dica de como definir taxas de transportadora para cada uma de suas zonas de frete, já que você está utilizando um aplicativo de logística (Frenet) para calcular as taxas de envio. 

1. Em Configurações > Envio e entrega> Gerenciar taxas > Frete para > Clique em Adicionar taxas ao lado do local que desejar
2. Selecione a opção Usar uma transportadora ou app para calcular as taxas.
3. Selecione o aplicativo que instalou em sua loja.

Fran_3-1631217719817.png

 

 

Após adicionar as taxas de transportadora em seu admin da Shopify, como acima, vá para o painel do aplicativo e configure as condições do frete no aplicativo.

 

Espero que as dicas acima tenham ajudado! Posso ajudar com mais alguma coisa em sua loja? Se quiser dicas para melhorar a performance do seu negócio, me envie o link público da sua loja para eu dar uma olhada. 

Fran | Social Care @ Shopify 
 - A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer! 
 - Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
 - Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog

thuvillas
Novo membro
8 0 0

Fran, estou com a mesma duvida. Tenho um local de envio no Rio de Janeiro (entrega local e entrega Correios via app Correios - PAC Sedex Gadoalapps) e acabei de abrir um ponto em Sao Paulo - que tambem gostaria de oferecer entrega local e entrega via Correios. Ja criri um novo local de entrega "Sao Paulo", mas o app me informou que nao tem possibilidade de  de trabalhar com mais um cep de remetente (o cep cadastrado ;e o do Rio de Janeiro). Nesse caso, como eu faco para conseguir oferecer as opcoes de frete para o cliente de Sao Paulo? 

Paula
Shopify Staff
1772 342 259

Olá @thuvillas!

 

Entendo que você está usando o aplicativo Correios da Gadol Apps, mas não está conseguindo configurar entrega de locais diferentes, certo? Por se tratar de um app desenvolvido por terceiros nós não somos familiares com os recursos oferecidos pelo app, neste caso, recomendaria conversar com o suporte do app para confirmar isso. Na página do app é informado que é possível configurar frete com multi-origens. Neste caso, eu recomendo solicitar ajudar para esclarecer isso melhor e conferir os diversos planos disponíveis.

 

Se o app que você usa realmente não ajudar, você poderá optar por configurar as suas próprias taxas ou utilizar um outro app para calcular as taxas para diferente zonas de frete.

 

Para exemplificar isso, confira as informações abaixo:

 

1 - Configurando Entrega Local

 

Na minha loja configurei três locais. Em Configurações > Frete e Entrega > Entrega local, configurei os dois locais Depósito São Paulo e Depósito Minas para oferecer entrega:

 

 

Ao clicar na configuração poderá configurar a entrega local para oferecer entrega dentro de um raio de distância ou para CEPs específicos para onde você deseja fazer entregas.

 

 

2 - Configurar a zona de frete para os locais adicionados

 

Em Configurações > Frete e Entrega, poderá criar um perfil de frete e criar zonas de frete para adicionar os locais de onde seus produtos estão sendo enviados e adicionar as taxas.

 

Lembrando que ao adicionar os locais em Frete de, você poderá escolher em adicionar as mesmas taxas para os dois locais ou criar novas taxas para um dos locais, veja só: 

 

 

Assim, poderá criar taxas distintas e, se for necessário, conseguirá também utilizar apps diferentes para calcular as taxas.

 

3 -  Configurar as taxas

 

Optar por um app que oferece os recursos mais avançados para ajudá-lo a implementar taxas mais customizadas. Ou poderá criar uma taxa fixa por preço, aplicada ao valor total do carrinho; e por peso, aplicada ao peso de cada produto. 

 

Em resumo, no admin da Shopify, você poderá:

 

 

Confira com calma todas as instruções e material compartilhado para compreender bem sobre os recursos disponíveis. E se caso realmente precisar de um app, poderá explorar as opções conferindo a lista completa aqui

 

Estamos à disposição, caso tiver alguma outra dúvida!

Paula | Social Care @ Shopify 
 - A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer! 
 - Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
 - Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog

thuvillas
Novo membro
8 0 0

Paula, muito obrigada pelo retorno! Sigo com dúvidas, você poderia me orientar qual a melhor opção a seguir? 


 
Vou ter 2 locais de entrega (Rio e Sao Paulo). Gostaria que as entregas no Rio de Janeiro fossem feitas pelo local "Rio" e todas os demais estados pelo local "São Paulo". Tem alguma forma de delimitar isso? Estabelecer que o local "Rio" só atende as entregas do Rio de Janeiro (entrega local e taxa de frete manual)
 
Agora sobre as configurações - Pensei em alterar o CEP cadastrado no app dos Correios para que as entregas do Correios (Brasil inteiro) fosse calculada com as taxas considerando o envio pelo local "Sao Paulo", alem de configurar uma nova taxa de entrega local para o local "Sao Paulo" com base nos CEPs que atenderei.
 
Já na configuração do local "Rio", configuraria uma nova taxa de entrega local e mais 2 manualmente "PAC" e "Sedex" saindo do Rio. Considerando que as entregas do local Rio, so atende o Rio de Janeiro, seriam taxas fixas e portanto nao preciso do app para calcular.
 
Isso estaria correto?
Amalia
Shopify Staff
1244 345 141

Olá @thuvillas,

 

Entendi que você tem dois armazéns e o seu objetivo é enviar as encomendas aos clientes por base o armazem mais adequado, além de oferecer a opção de entrega loja para clientes em certos CEPs no Rio - certo? Acho que isso é uma forma bem eficiente de gerir as entregas e ajuda a manter o custo de frete baixo. Realizei essa configuração na minha loja para te indicar sobre como você pode atingir isso na sua loja também.  Vamos lá!

 

1. Primeiro, crie os dois locais/armazéns da sua empresa;

 

 

2. Depois poderá definir o local que vai atender os pedidos para entrega local clicando em Frete e Entrega > Entrega Local e clique no local recém-criado para acessar as configurações;

 

 

Nessa tela, também pode definir a taxa fixa para entrega no campo Preço da Entrega.  Caso preferir, é possível definir um preço mínimo do pedido para entrega local.

 

3. Finalmente, basta definir as taxas de frete para ambos locais clicando em Frete e Entrega > Taxa Geral de Frete. Entendo que você pretende usar Correios para calcular as taxas de frete ao checkout.  Para fazer isso, siga os passos aqui. Tenha em mente que no meu exemplo abaixo, eu defini taxas fixas mas, a configuração geral é parecido;

 

 

As taxas da transportadora são normalmente configurados no app.  Visto que o app é desenvolvido por terceiros, eu sugiro contatar os desenvolvedores de Correios se necessitar assistência com as configurações do app.   Poderá encontrar suporte dentro do app mesmo ou no final da página do app aqui pode verificar as informações de contato de Correios.

 

Espero ter esclarecido!  Por favor tente isso e deixe um comentário abaixo se tiver qualquer dúvida com a configuração e ficaremos felizes em continuar a conversa!

Amalia | Social Care @ Shopify 
 - A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer! 
 - Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
 - Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog