Fale sobre todos os assuntos relacionados a e-commerce e à Shopify
Ola, quero ajuda de vcs,
Fiz uma venda pelo checkout do mercado pago, quando o pagamento confirmou foi debitado na minha conta tudo certinho, so q o pedido não apareceu nem pro cliente e nem pra mim, não sei oq aconteceu
Não tem como eu enviar pro cliente agora oq eu devo fazer pra arrumar isso?
Olá @Mtishoop!
Pela explicação eu entendo que você fez uma venda e o pedido foi pago pelo cliente, mas não está aparecendo na seção "Pedidos" do seu admin, correto? Eles estão indo para a pasta de checkout abandonados, correto?
Entendo totalmente a situação e fico feliz em ajudar com algumas orientações gerais. Para isso, precisarei fazer algumas perguntas para compreender melhor a integração que a sua loja usa e como que os pagamentos foram realizados.
Você informou que está usando o Mercado Pago, mas gostaria de saber: Você está usando o Mercado Pago com o checkout nativo da Shopify? Ou você está usando a solução de checkout transparente desenvolvida pelo Mercado Pago? Ou você está usando alguma outro checkout transparente que utiliza a gateway do Mercado Pago?
Quero saber isso, pois há alguns cenários possíveis que podem causar esse problema. Geralmente, quando o pagamento de um pedido é efetuado e o pedido aparece no painel do provedor, mas não é atualizado na Shopify, isso pode ser o cliente que não esperou todo o processo de conclusão de compra ou pode ser uma inconsistência na integração entre o provedor de pagamento e a Shopify.
Cenário 1: O cliente não aguardou todo o processo de compra
Quando o cliente inicia uma compra na loja virtual utilizando um provedor de pagamento é necessário que o cliente espere todo o processo de compra, pois o cliente é redirecionado para a página externa do provedor para concluir a compra. Assim, se o cliente fechar a página de pagamento do provedor antes de ser redirecionado para a página de confirmação de compra da Shopify, o sistema entenderá que o pedido foi abandonado. Então, para que o sistema entenda que uma compra foi concluída e paga, os clientes devem aguardar todo o processo:
Portanto, o cliente precisa ver a página de agradecimento da loja para confirmar que o pedido foi concluído.
Cenário 2: Falha na integração do provedor de pagamento com a Shopify
Outra possibilidade seria uma falha na integração do provedor de pagamento com a Shopify; pode ser que o provedor de pagamento tenha demorado muito para enviar a resposta da transação para a Shopify. Nesses casos, o pagamento passaria para eles como concluído, mas não enviado para a Shopify, transformando o pedido em checkout abandonado.
Pela minha experiência é muito comum ver problemas de sincronização de pedidos quando o lojista utiliza uma integração de checkout transparente não homologada pela Shopify. Inclusive, explicamos isso em detalhes neste artigo aqui.
Você chegou a conversar com o Mercado Pago? Ou se estiver usando uma integração de checkout, falou com o desenvolvedor? Se ainda não, recomendo conversar com o suporte responsável para eles analisarem a integração e conferir se realmente estão enviando respostas das transações concluídas para a Shopify.
Como resolver por agora:
Por agora, para conseguir processar o pedido e garantir que seus clientes recebam os produtos, recomendo recriar o pedido. Dê uma olhada se o pedido que já foi pago foi parar na seção checkouts abandonados.
Para verificar isso acesse o admin e clique em Pedidos > Checkouts abandonados. Poderá conferir os detalhes do pedido e depois acessar a seção Rascunhos para criar o pedido manualmente. Dessa forma, você conseguirá recriar o pedido, marcá-lo como pago e seguir com o processamento. Poderá ver esse vídeo tutorial para conferir as etapas ou consulte as instruções para criar rascunhos de pedidos.
Se tiver alguma dúvida, só enviar uma resposta e ficarei feliz em ajudar!
Paula | Social Care @ Shopify
- A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer!
- Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
- Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog
Usuário | RANKING |
---|---|
5 | |
5 | |
2 | |
2 | |
2 |
Tivemos nossa primeira sessão de AMA (AMA é um acrônimo em inglês para "Ask Me Anything", ...
By SarahF_Shopify Mar 21, 2023Criar um logotipo para a sua loja virtual pode ser uma das tarefas mais divertidas e desaf...
By Amalia Mar 20, 2023Se você ainda não baixou o aplicativo, deveria! O TikTok é uma das plataformas de crescime...
By Paula Mar 2, 2023