Muito bom dia,
Estou com um problema de cálculos que nós afeta negativamente a nível de contabilidade.
Deixo um exemplo:
Nos produtos Graviola e Biokygen Vitamina B12.
Passo a exemplificar:
No caso do produto da Graviola o produto custava 17,76€ com 10% desconto fica 15,98€ e não os 15,99€ que surge na imagem..
Assim como o produto Biokygen que custava 9,59€. Como são 2 unidades fica a 19,18€ com 10% desconto fica a 17,26€ e não os 17,28€ como surge na imagem..
O Valor total seria 41,91€ e não 41,94€
Porque razão isto acontece?
Obrigado
Olá Fit online,
O problema que você está enfrentando é provavelmente causado por arredondamentos automáticos no cálculo de descontos e somas intermediárias realizadas pela plataforma de e-commerce. A maioria dos sistemas calcula o desconto e o subtotal em nível de item, o que pode gerar pequenas diferenças devido ao arredondamento decimal.
Por que isso acontece?1. Arredondamento em Cada Etapa:
- Quando o desconto é aplicado, o sistema calcula o novo valor (neste caso, com 10% de desconto) e arredonda para o número de casas decimais configurado (geralmente 2 para moeda).
- Se o desconto for calculado em nível de item (individualmente), as diferenças acumulam ao somar os subtotais.
-
Configuração da Plataforma:
- Algumas plataformas realizam cálculos em cada unidade, somam os resultados e só depois aplicam descontos.
- Outras aplicam os descontos diretamente ao valor total e arredondam uma vez.
-
Impostos Incluídos ou Exclusos:
- Se houver taxas aplicáveis (ex.: IVA), isso pode interferir nos cálculos dependendo de quando o desconto é aplicado.
Solução para evitar essas diferenças1. Revisar Configurações de Arredondamento:
No Shopify, por exemplo, você pode ajustar como os preços e os descontos são arredondados:
- Configurar para calcular descontos no total da compra (e não por item).
- Alterar o comportamento de arredondamento, se possível.
-
Calcular o Desconto no Total Final:
Uma solução comum é configurar para aplicar o desconto no total da compra em vez de calcular item por item:
- Exemplo: Total inicial = 41,94€, aplicar 10% → Total com desconto = 41,91€.
-
Validar com Suporte da Plataforma:
Caso não consiga ajustar sozinho, entre em contato com o suporte da plataforma para verificar se há alguma configuração que pode ser ajustada no backend.
Como ajustar isso no Shopify
Se você usa Shopify:
- Apps de Desconto: Utilize um app como “Discount Ninja” ou outro que permita maior controle sobre como os descontos são aplicados.
- Scripts Avançados (Shopify Plus): Caso tenha acesso ao Shopify Plus, é possível escrever scripts para customizar como descontos e arredondamentos são calculados.
Muito bom dia, como posso contactar diretamente o suporte da plataforma? Não estou a conseguir solucionar.
A aplicação “discount Ninja” pelo que procurei parece que foi descontinuada. Conseguem sugerir-me outra que consiga corrigir este problema?
Existe alguma app que consiga controlar o comportamento dos descontos e consiga configurar para aplicar o desconto no total da compra em vez de calcular item por item? Poderia ser que assim resolvesse.
Não temos Shopify Plus..
Obrigado