Como denunciar uma loja que está tentando enganar os consumidores?

Topic summary

Múltiplos usuários estão denunciando lojas fraudulentas hospedadas na Shopify que aplicam golpes contra consumidores brasileiros. As práticas incluem:

Principais problemas reportados:

• Lojas que não entregam produtos após receber pagamento
  • Uso indevido de CNPJ e dados de empresas legítimas para aplicar golpes
  • Contatos inexistentes ou que não respondem
  • Venda de réplicas de marcas registradas
  • Uso não autorizado de números de telefone pessoais

Lojas denunciadas incluem:

Resposta da Shopify:
Representantes oficiais (Paula, Fran_6, Amalia) orientam fazer denúncias formais através de formulários específicos, selecionando “Malicious and Deceptive Practices” ou “Dados pessoais” conforme o caso. Explicam que cada denúncia é investigada, mas não podem fornecer atualizações por questões de privacidade.

Frustração dos usuários:
Vários denunciantes relatam ter feito múltiplas denúncias sem resolução aparente, com lojas continuando ativas e anunciando no Instagram. Alguns casos afetam a credibilidade de empresas legítimas cujos dados estão sendo usados indevidamente.

Status: Discussão permanece aberta com novos casos sendo reportados continuamente.

Summarized with AI on October 24. AI used: claude-sonnet-4-5-20250929.

Olá, estou querendo entrar em contato com a empresa em relação a essa “loja” golpista:

https://distribuidora-eletro.myshopify.com

Esta loja está tentando enganar as pessoas. Algum golpista fez o site pra tentar roubar pessoas ingênuas, peço que algum admistrator da shopify tome uma providência, desde já agradeço.

1 Like

Olá @rickguaak !

Obrigada por trazer isso à nossa atenção. Quero informá-lo que temos uma equipe que está constantemente monitorando as lojas em nossa plataforma para garantir que os lojistas estejam seguindo nossos termos de uso. Infelizmente, há pessoas que tomam proveito de nossa credibilidade para exercerem atividades ilícitas.

Por acreditar que a loja possa estar agindo de forma enganosa, recomendo fazer uma denúncia através desta página e preencher o formulário com todas informações possíveis sobre a loja em questão. A nossa equipe por e-mail receberá a sua denúncia e irá encaminhar para a equipe responsável investigar e tomar as medidas cabíveis, quando necessário.

Se você fez uma compra com a loja e não recebeu o seu produto, poderá conversar com a instituição financeira que processou o pagamento do pedido para tentar recuperar o seu dinheiro. Algumas instituições financeiras possuem mecanismos de proteção ao consumidor e poderão verificar quais opções estão disponíveis para lhe ajudar com essa questão.

Se tiver alguma outra dúvida, fico feliz em ajudar!

Prezados,

Eu, na qualidade de cidadão e cumprindo meu dever em prol da sociedade, venho por meio deste e-mail formalizar uma denúncia grave e urgente acerca de atividades ilícitas perpetradas pela loja GrollaShop, que está usando um domínio diferente do nome da empresa. a qual se encontra localizada.

Fui informado por um amigo que é membro da Polícia Civil sobre as atividades suspeitas dessa loja e seus métodos fraudulentos de enganar consumidores, inclusive um conhecido meu, foi vítima dessa prática ardilosa recentemente.

Recebemos a orientação de antes de tudo que já está arquivado, registrar os acontecimentos e as denúncias.

Não recebeu suas encomendas e não existe nenhum contato.

Segue abaixo as informações relevantes referentes ao caso:

Nome da Loja: Grolla Shop
Site: https://economiadodiadia.com

Responsável:
Giovani Rodrigo
@giovane_rodrigo
0400*****73

Meu amigo foi vítima de um golpe após realizar compras nesta loja. As informações fornecidas pelos estabelecimentos, tais como os contatos telefônicos e e-mail, são ineficazes e inexistentes, demonstrando uma clara intenção de ocultação e evasão de responsabilidades.

Diante do exposto, reivindico uma investigação imediata sobre as atividades da referida loja e a tomada de medidas cabíveis para coibir essa prática nefasta que lesa os consumidores e mancha a integridade de nosso sistema de comércio.

Solicito ainda que esta denúncia seja mantida sob absoluto sigilo, a fim de evitar possíveis represálias que possam prejudicar minha integridade e a integridade das testemunhas envolvidas.

Fico à disposição para prestar quaisquer informações adicionais que se façam necessárias para esclarecer e sustentar essa denúncia. Espero, com esse ato, contribuir para a justiça e a segurança de nossa comunidade.

Atenciosamente,

Olá, @brucecivil

Obrigada por trazer isso à nossa atenção. Como a minha colega Paula falou acima, A Shopify oferece as ferramentas necessárias para que pessoas com instinto empreendedor prosperem ao criar seus negócios. Infelizmente, há pessoas que tomam proveito de nossa credibilidade. Levamos esse assunto muito a sério e nossa equipe está constantemente revisando as lojas em nossa plataforma para garantir que os comerciantes sigam nossos termos de uso.

É um processo contínuo, e nos esforçamos para combater esse tipo de operação o mais rápido possível, ainda assim, as denúncias podem ajudar a acelerar o processo de remoção de comerciantes que tiram proveito de nossos serviços. Portanto, agradecemos por você vir aqui trazer isso ao nosso conhecimento. No entanto, caso queira denunciar a loja, precisará fazer uma denúncia formal da seguinte forma:

1. Acesse este formulário aqui

2. Clique na seta para abrir o menu e selecione a opção “Malicious and Deceptive Practices” (Práticas Maliciosas e Enganosas);

3. Preencha suas informações de contato;

4. Em “Activity you want to report” escolha a opção “Any other illegal or deceptive activity” (Outras práticas ilegais e enganosas);

5. Preencha os campos com os links das lojas que deseja reportar e uma descrição do que está acontecendo;

6. Por fim, sua assinatura eletrônica precisa ser igual aos nomes que você incluiu lá em cima em “First name e Last Name”. Ex: Se o usuário incluiu “João” em First Name e “Silva” em Last name, precisa assinar exatamente como “João Silva”. Qualquer outro nome irá dar erro no formulário, por exemplo, se escrever “João da Silva”. Ou “João Silva Santos”.

7. Clique em Submit (Enviar).

Com essas informações, encaminharemos seu caso para o setor responsável. Os casos reportados são investigados com o fim de constatar se as respectivas lojas se encontram na Shopify e, caso estejam agindo de maneira maliciosa, essas lojas devem ser removidas da plataforma. Contudo, devo ressaltar que não podemos fornecer atualizações sobre o caso ou informações sobre lojas hospedadas em nossa plataforma, pois isto violaria nossa Política de Privacidade.-

Por fim, gostaria de avisar, Bruce, que aqui é um fórum público, portanto, qualquer pessoa pode ver sua mensagem. Portanto, se você não quiser que ninguém veja essa denúncia, recomendo deletá-la do fórum. Veja como deletar seu post aqui. No entanto, fique tranquilo que o formulário que você irá preencher não é público e somente a equipe responsável poderá visualizá-lo.

Até mais.

1 Like

Oi Paula,

Fui vítima da loja Tumbler Diamond (https://tumblerdiamond.com email de contato jonamarketnovo@gmail.com), um amolador de facas, que estava hospedada com vocês. Realizei o pagamento e nunca recebi o produto. O vendedor não retorna contatos por email. Recentemente tenho visto propagandas da loja no Instagram. O link da página de denuncia que você divulgou não está funcionado. Peço que tomem providências sobre essa conta para que ninguém mais caia em golpes. Obrigado!

1 Like

É inacreditável que já denunciei mais de 100 vezes aqui na Shopify uma loja que está aplicando golpes nesta plataforma utilizando o meu CNPJ, é uma vergonha nos enviarem um link de denúncias que não funciona. Lamentável, Shopify deveria ser banida do Brasil.

Olhem o site que está aplicando golpes site www.infinitiy.site com o domínio 9492ee-2.myshopify.com

Estão faturando milhões e a Shopífy não faz nada, mais de 100 denúncias feitas!

VERGONHA

Olá @tiagogasp e @Denyson ,

Obrigada por trazer isso a nossa atenção @tiagogasp . Parece que link ficou desatualizado e atualizei agora o para esta página aqui que você pode preencher as informações e fazer uma denúncia sobre o seu pedido. Ao enviar esse formulário, ele será encaminhado para a nossa equipe especializada que analise cada denúncia recebido e, se a loja usa a Shopify, ela será investigada e as medidas cabíveis tomadas. Além disso, você também pode relatar esse pedido à instituição financeira que processou o seu pagamento, seja o seu banco ou empresa de cartão de crédito. Ao fazer isso, a plataforma em que a loja está hospedada será notificada sobre a denúncia. Geralmente, as instituições financeiras têm mecanismos para proteger os seus clientes contra atividades fraudulentas e pode ser que podem-te ajudar a recuperar o seu dinheiro e poderá verificar essa questão com eles também para saber quais as opções estão à sua disposição.

@Denyson no seu caso, como a loja em questão está utilizando o seu CNPJ, terá de visitar esta página aqui e clique em Dados pessoais, confidenciais e informações de saúde protegidas para relatar o uso das suas informações pessoais num site. Tenha em mente que para denúncias desta natureza, o sistema exigirá criar uma conta na Shopify. Não se preocupe, pois não esta criando uma loja na Shopify, mas simplesmente criando uma conta para que possamos fazer uma verificação por email. Vale lembrar que esta é a única forma oficial de denunciar uma loja à nossa equipe.

Saiba que, nos não toleramos estas atividades na plataforma e para ter uma loja hospedada na Shopify e cada loja deve aderir aos nossos Termos de Uso Aceitável. Devido a nossa Política de Privacidade, nos não podemos compartilhar ou divulgar quais quer detalhes sobre estas investigações realizadas, porem, saiba que cada denúncia é analisada e, se a loja usa a Shopify, será investigada e as medidas cabíveis tomadas onde necessário.

Se tiver qualquer dúvida, por favor avise-me!

Eu também fui enganado… ninguém responde e continuam vendendo no Instagram… Patrocinado !!!

Esta loja falsa está aplicando golpes ao se passar por nós. Eles utilizam um nome semelhante ao nosso e, no rodapé do site deles, colocaram nosso CNPJ e endereço. Essa loja não tem nenhuma ligação conosco. Estão se passando por nós para enganar os clientes. Muitas pessoas têm nos contatado sobre compras realizadas nesse site, mas ele não pertence à nossa empresa. Trata-se de uma fraude.

Loja falsa > https://eletrotudobr.com/

Esta loja falsa está aplicando golpes ao se passar por nós. Eles utilizam um nome semelhante ao nosso e, no rodapé do site deles, colocaram nosso CNPJ e endereço. Essa loja não tem nenhuma ligação conosco. Estão se passando por nós para enganar os clientes. Muitas pessoas têm nos contatado sobre compras realizadas nesse site, mas ele não pertence à nossa empresa. Trata-se de uma fraude.

Ja estamos denuncioando esta loja nos canais na Shopfy mas ninguem responde. Dia após dia recebemos contatos de clientes lesados por esta loja hospedada na shopfy e a mesma não faz nada!

Loja falsa > https://eletrotudobr.com/

Olá, @tudoeletro

Lamento saber que isso esteja acontecendo com sua empresa. Para resolver essa questão, você precisará fazer uma denúncia formal através deste formulário aqui para que a equipe responsável possa investigar e tomar as devidas providências caso a loja esteja hospedada na Shopify. O formulário estará em inglês, mas você pode utilizar o tradutor de sua preferência para te ajudar.

Selecione a opção Dados pessoais, confidenciais e informações de saúde protegidas. Atenção: Ao assinar o formulário no último campo “Electronic Signature”, inclua a junção exata dos nomes que colocou nos campos First Name + Last Name.

Por exemplo:

Se em First Name eu colocar: Fran

E em Last Name eu colocar: Ferdinand

Lá em Electronic Signature preciso colocar: Fran Ferdinand. Se eu colocar qualquer coisa diferente disso o formulário dará erro. Por exemplo, não posso colocar meu nome completo: Fran Davidson Ferdinand. Veja um print de exemplo aqui.

Além disso, é muito importante colocar o link da loja que deseja reportar para que nossos agentes possam saber a qual website você se refere.

Até mais.

https://itreecasadecor.com/

Essa loja está aplicando golpe usando nosso cnpj!

itree casa decor

A loja que está no domínio https://industriademoveis.site/ está usando os dados da nossa empresa para aplicar golpes. Estão vendo e recendo via PIX a preços muito menores e não entregam. Após o golpe estão entrando em contato com nossa empresa querendo receber os produtos. Já fiz duas denuncias pelo formulário da Shopify, mas não resolvem o problema. Foi feito Boletim de Ocorrência, mas agora a situação está ficando complicada pois está começando a afetar a nossa credibilidade no mercado. Fiz uma outra postagem no fórum, mas ninguém respondeu, então estou colocando aqui.

Preciso de uma solução urgente da Shopify.

Prezados,

Venho, por meio deste, solicitar providências urgentes quanto ao uso indevido do telefone (11) 99999-0000, número particular que possuo há mais de 20 anos. Identifiquei que esse número está sendo incorretamente informado nas lojas virtuais sob responsabilidade de vocês, em especial no domínio https://lojaimperacar.com, aparecendo em botões de WhatsApp e contato telefônico.

Ressalto que este domínio está associado a práticas fraudulentas e golpes contra consumidores, e o uso indevido do meu número pessoal tem causado transtornos graves, comprometendo minha privacidade e segurança.

Solicito a imediata remoção e correção do meu telefone em todos os canais e plataformas gerenciadas por vocês.

Aguardo confirmação das providências tomadas com máxima brevidade.

Boa tarde,

Prezados,

Recentemente realizei uma compra no site trayvax.com, cuja plataforma de vendas é operada pela Shopify. Trata-se de uma compra internacional, na qual foram cobrados antecipadamente, no próprio site, os valores referentes a taxes e duties (impostos e taxas de importação) para a Europa.

No entanto, acabo de receber uma nova cobrança da transportadora DHL, pelos mesmos taxes e duties que já haviam sido pagos no momento da compra. Tanto o site da Trayvax quanto o suporte informam que a empresa não realiza cobranças antecipadas de impostos, nem faz o envio desses valores aos países de destino. Por outro lado, também não esclarecem exatamente a que se referem os valores cobrados como “taxes e duties” no ato da compra. Existe alguma maneira de saber o que exatamente está sendo cobrado pela loja, sem ter a ajuda dela? Ou se ela esta agindo de má-fé? Obrigado.

Assunto: Denúncia de loja fraudulenta hospedada na Shopify – vaidereality.com

Prezada equipe da Shopify,

Gostaria de reportar uma loja hospedada em sua plataforma que está envolvida em atividades fraudulentas e possivelmente violando os Termos de Serviço da Shopify**.

Loja em questão: https://vaidereality.com

Motivos da denúncia:

1. A loja comercializa réplicas de produtos de marcas registradas, o que configura violação de propriedade intelectual e prática ilegal.
  2. Além disso, há diversos relatos e provas de que a loja não realiza a entrega dos produtos vendidos, caracterizando fraude contra consumidores.
  3. A comunicação com os compradores é inexistente ou evasiva, e não há política de devolução ou suporte funcional.

Essas práticas prejudicam diretamente os consumidores e também mancham a reputação da plataforma Shopify ao permitir que negócios assim continuem operando.

Peço que essa denúncia seja verificada com urgência e que medidas cabíveis sejam tomadas para suspensão ou remoção da loja em questão.

Fico à disposição para fornecer maiores informações ou provas, caso necessário.

Atenciosamente,

Esta loja tem enganado várias pessoas com a promessa vender pacotes de queijos especiais por um preço abaixo do mercado.