Criar pedidos manuais sem o cpf do cliente

Boa tarde a todos!

@LucasMarcate e @Eloisa1 obrigada por relatar isso aqui na Comunidade! Nos últimos dias, temos notado que alguns lojistas relataram situações exatamente como vocês descreveram e queria abordar ambos cenários aqui e as próprias soluções em maiores detalhes sendo que são relacionadas.

Cenário 1:

Ao criar um rascunho de pedido, adicionar as informações do cliente sem o CPF/CNPJ e marcar o pedido como pago, aparece uma mensagem dizendo que precisa adicionar um número CPF/CNPJ válido e nao é possível criar o pedido sem essa informação como na imagem abaixo:

Solução:

Quando um pedido é criado e o endereço de entrega do cliente é no Brasil, o sistema depois exige o CPF/CNPJ para para o pedido. Para evitar isso, exatamente como explicado pelo @LucasMarcate acima, cria o rascunho do pedido adicionado os produtos, o frete e cria o pedido sem adicionar os dados do cliente para não ser solicitado o número do CPF. Depois criado, poderá pegar o pedido e adicionar as informações do cliente e o CPF/CNPJ nesse ponto.

Cenário 2:

Ao criar um rascunho de pedido ou duplicar um pedido usando o aplicativo Shopify no seu celular, de momento não é possível adicionar o número CPF/CNPJ porque não consta com esse campo no app. Atualmente, o campo CPF/CNPJ não é embutido no app nativamente. @Eloisa1 , por acaso você estava a criar um rascunho ou duplicar um pedido através do aplicativo Shopify quando isso aconteceu? Se sim, acho que este cenário pode se aplicar no seu caso.

Solução:

Entendo completamente como é essencial coletar o CPF/CNPJ para pedidos realizados para clientes no Brasil. Comuniquei a importancia deste ponto aos nossos desenvolvedores para que possa ser considerado em futuras versões da app. No intermédio, neste caso poderá usar a seção de Observações (aparece como Note em ingles no app) no rascunho de pedido ou pedido para adicionar o número CPF/CNPJ do seu cliente à encomenda e processá-lo mais tarde acessando o seu admin por um navegador.

@LucasMarcate , fiquei curiosa para entender mais sobre como a sua empresa realiza as vendas no momento, no caso que eu posso sugerir outros recursos que podem ajudar a agilizar esse processo. Pelo que entendi, as vendas são feitas através de mensagens nas redes sociais. Depois, as informações do cliente e o CPF/CNPJ é recolhido através da mensagem e o pagamento para a mercadoria é realizado na entrega da compra. Isso torna-se a ser um desafio porque os clientes hesitam em partilhar informações pessoais nas redes sócias. Entendo completamente essa preocupação do cliente, pois é importante proteger os dados pessoais e ter a certeza de que divulga essas informações de forma segura. Por gentileza, poderia confirmar se é assim mesmo que funciona? Caso sim, qual é o objetive em processar os pedidos dessa forma? É a sua própria empresa que entrega a mercadoria ao cliente?