emissão NFe ao cliente

Topic summary

Um vendedor comprou um produto nacional com CPF e recebeu nota fiscal do fornecedor. Agora pretende revender o item em sua loja virtual com preço alterado e questiona como proceder caso o cliente solicite nota fiscal.

Orientação fornecida:

• Como a compra foi em CPF, o produto tornou-se propriedade do vendedor
  • Na revenda, é responsabilidade do vendedor emitir a nota fiscal ao cliente final
  • O fornecedor original não tem relação com essa nova transação

Opções para emissão:

• Com CNPJ (MEI ou outro): pode emitir nota fiscal de venda normalmente
  • Sem CNPJ: não é permitido emitir como pessoa física - recomenda-se formalizar a atividade
  • Ferramentas como Spedy foram sugeridas para automatizar o processo de emissão

A discussão permanece aberta para esclarecimentos adicionais do autor.

Summarized with AI on October 24. AI used: claude-sonnet-4-5-20250929.

Olá, uma duvida sobre parceria com drop nacional na minha loja.

A questão é; comprei um produto nacional do meu fornecedor ele emitiu NFe no meu CPF, esse produto vou coloca-lo na minha loja virtual alterar o valor pra vender.

A pergunta é; se o cliente que comprar o produto querer a NFe o que devo fazer?

At

Antônio Alves

a_alves_silva@outlook.com

Olá, Antônio!

Nesse caso, como o fornecedor emitiu a nota fiscal em seu CPF, o produto passou a ser de sua propriedade — você comprou como pessoa física, e não como empresa.

Ao revender esse produto em sua loja virtual, se o cliente exigir nota fiscal, você é quem deve emiti-la, pois é você quem está realizando a venda final. O fornecedor não tem mais relação com essa transação.

:backhand_index_pointing_right: Se você tiver CNPJ (MEI, por exemplo), pode emitir uma nota fiscal de venda de mercadoria normalmente.
:backhand_index_pointing_right: Se ainda não tiver CNPJ, não é permitido emitir nota fiscal como pessoa física — o ideal é formalizar sua atividade (abrir um MEI, por exemplo), para poder vender de forma regular.

Existem emissores que facilitam esse processo, como o Spedy, que automatiza a emissão de notas fiscais e ajuda a fazer tudo corretamente, inclusive em operações de dropshipping nacional e internacional.