Olá, uma duvida sobre parceria com drop nacional na minha loja.
A questão é; comprei um produto nacional do meu fornecedor ele emitiu NFe no meu CPF, esse produto vou coloca-lo na minha loja virtual alterar o valor pra vender.
A pergunta é; se o cliente que comprar o produto querer a NFe o que devo fazer?
At
Antônio Alves
a_alves_silva@outlook.com
Olá, Antônio!
Nesse caso, como o fornecedor emitiu a nota fiscal em seu CPF, o produto passou a ser de sua propriedade — você comprou como pessoa física, e não como empresa.
Ao revender esse produto em sua loja virtual, se o cliente exigir nota fiscal, você é quem deve emiti-la, pois é você quem está realizando a venda final. O fornecedor não tem mais relação com essa transação.
Se você tiver CNPJ (MEI, por exemplo), pode emitir uma nota fiscal de venda de mercadoria normalmente.
Se ainda não tiver CNPJ, não é permitido emitir nota fiscal como pessoa física — o ideal é formalizar sua atividade (abrir um MEI, por exemplo), para poder vender de forma regular.
Existem emissores que facilitam esse processo, como o Spedy, que automatiza a emissão de notas fiscais e ajuda a fazer tudo corretamente, inclusive em operações de dropshipping nacional e internacional.