Problema Identificado:
Pagamentos processados via app Mercado Pago Cartões são cobrados e debitados dos clientes, mas não são registrados na Shopify. A plataforma exibe erro de processamento, embora o Mercado Pago confirme a transação.
Métodos de Pagamento Afetados:
Mercado Pago Cartões: apresenta falha
Mercado Pago Checkout Pro e PIX: funcionam normalmente
Solução Temporária Sugerida:
Criar pedidos manualmente na Shopify e marcá-los como pagos
Duplicar pedidos existentes para manter operações fluindo
Contatar suporte Shopify para intermediação com desenvolvedor do app
Resolução:
O usuário conseguiu resolver através de representante Shopify Brasil. A causa foi confirmada como erro do Mercado Pago.
Questão Secundária:
Usuário expressa frustração com falta de atendimento direto do Mercado Pago. Foi orientado a registrar reclamação formal via formulário na conta Shopify, com garantia de que feedback será analisado internamente (sem retorno público por questões de privacidade).
Summarized with AI on November 6.
AI used: claude-sonnet-4-5-20250929.
Inesperadamente todo os pagamentos que são realizados usando o app Mercado Pago Cartões são cobrados na conta no Mercado Pago, o cartão do cliente é debitado, porém não é processado dentro da Shopify, enviando um alerta de erro ao cliente e indicando o seguinte erro no Shopify:
Não foi possível processar o pagamento X usando o cartão X. Erro do Mercado Pago Cartões - O pagamento foi recusado devido a um erro de processamento. Entre em contato com o Mercado Pago Cartões para saber mais.
E assim TODOS os pagamentos usando o app Mercado Pago Cartões não são processados na plataforma Shopify.
Preciso saber o que ocorre e se isso é alguma restrição da conta no Mercado Pago. Alguém já passou por isso e pode me ajudar? Preciso de retorno URGENTE. O pagamento por Mercado Pago Checkout Pro e o PIX funciona normal!
Desde já agradeço. Venho expor aqui esse pedido pois o atendimento no Mercado Pago é inexistente eu acho que o Shopify deveria alertar (punir) o MP para realmente atender aos seus clientes. Eles não retornam chamados nem mesmo abertos diretamente pela página do app https://apps.shopify.com/mercado-pago-cartoes?locale=pt-BR
Entendo que os pagamentos foram processados corretamente no Mercado Pago, mas não são refletidos como tal no admin da Shopify. Compreendo a urgência em querer resolver essa questão e sinto muito em saber sobre a sua experiência com o atendimento do app Mercado Pago Cartões.
Pelo que você descreveu, parece haver uma falha com o app do Mercado Pago, pois ele está emitindo um erro para o pedido no admin da Shopify que não condiz com o status de pagamento na conta do Mercado Pago. Como o app Mercado Pago Cartões é desenvolvido por terceiros, nossa capacidade direta de investigar essa questão é limitada. No entanto, o nosso suporte está à disposição para interceder no atendimento e ajudar a facilitar uma resolução.
Primeiramente, recomendamos que você abra um ticket de suporte conosco através da nossa Central de Atendimento, detalhando todos os problemas que você está enfrentando, incluindo a falta de resposta do suporte do app Mercado Pago Cartões. Assim um de nossos agentes poderá entrar em contato com o desenvolvedor do aplicativo em seu nome para tentar esclarecer e resolver a situação.
Neste meio tempo, se você confirmar que o pagamento foi realmente realizado no painel do Mercado Pago, sugerimos que recrie o pedido manualmente na Shopify, marque-o como pago e prossiga com o processamento da compra. Isso deve ajudar a minimizar qualquer impacto operacional para garantir que suas operações da loja continuem fluindo até que uma solução seja encontrada. Para conferir as instruções, consulte o documento: Duplicar um pedido ou rascunho de pedido existente.
Se tiver alguma dúvida de como entrar em contato com a nossa central, é só nos avisar aqui e ficaremos felizes em ajudar. Até mais!
Oi Paula, obrigado pelo retorno. Realmente era um erro do Mercado Pago onde eu consegui um retorno por meio de um representante da Shopify aqui no Brasil. Vou repassar ao meu cliente sobre criar os pedidos manuais para prosseguir com o processamento da compra.
A única questão que realmente eu reforço é a falta de atendimento do Mercado Pago, que na verdade foi 0. Vocês poderiam entrar em contato com eles para analisar o porque dessa falha, se eu que sou agência Shopify não obtive o suporte necessário, pensa o usuário padrão?
Que bom saber que conseguiu resolver essa questão para o seu cliente junto com a nossa equipe e o Mercado Pago. Quando se trata da sua experiência em receber suporte diretamente do atendimento do Mercado Pago, embora nós não tenhamos o poder de encaminhar o seu feedback aqui na Comunidade, você poderá fazer uma reclamação formal com a nossa equipe, fazendo login na sua conta e preenchendo o formulário aqui. Saiba que nossa equipe analisa todas as reclamações recebidas e o seu feedback será registrado e investigado. No entanto, tenha em mente que nossa equipe não responde com os resultados da investigação por motivos de privacidade, uma vez que essas informações são internas. Espero que isso ajude!