Evento de conversão (purchase) PagSeguro

Olá, @Amalia , tudo bem? Escrevo diretamente pra você, pois, já vi comentários com as mesmas dúvidas minhas, porém, não havia uma conclusão em ambos tópicos que acessei.
O problema é o seguinte, meu cliente tem a loja no Shopify e o modo de pagamento pela PagSeguro. Já fiz alguns testes e o evento do Facebook (purchase) não está sendo computado pelo Facebook. Também testei com o Pixel Helper e realmente não aparece. A Instalação do pixel foi feita pelo app do Facebook da loja da Shopify, portanto, não inseri de forma manual, então, preciso de ajuda para entender porque as compras não estão sendo rastreadas e como resolver.

Olá @ThiagoBrug ,

Será um prazer em te ajudar com isso!

Ao configurar o Facebook Pixel através do app na loja Shopify, existem três níveis de compartilhamento de dados dos clientes do Facebook. Este detalhe é importante porque o nível padrão, por exemplo, rastreia o comportamento de navegação dos clientes na loja virtual, mas não inclui o evento de compra (Purchase). Com esse nível selecionando, é esperado que o evento de compras não seja rastreado. Como você mencionou que o evento não aparece no Pixel Helper, suspeito que pode ser esse o motivo pela qual não está a rastrear as compras feitas pelo Facebook. Por gentileza, poderia verificar no canal do Facebook no painel da sua loja o nível de compartilhamento configurado na loja?

Além disso, poderia compartilhar o link para a loja do seu cliente para que eu posso realizar o teste com o Pixel Helper também? Por gentileza, poderia me dizer como testou se o pixel estava a funcionar e, o que em particular indicou que não rastreava o evento de compra?

Aguardo sua resposta,

Olá, @Amalia ! Obrigado pelo retorno, não tinha visto a resposta em tempo.

Sobre os níveis de compartilhamento, a loja do meu cliente está no nível máximo de compartilhamento para receber todos os dados, mas, pelo visto ainda não funciona.
Este é o link da loja do meu cliente pra você testar: https://ceciame.com.br/
Para testar, realizei uma compra e o pixel não apareceu na página de “obrigado”, que na verdade, é a página da PagSeguro. O pixel “purchase” não apareceu nessa etapa.

Poderia fazer o teste e me ajudar?

Olá Thiago,

Obrigado por esses detalhes!

Para esclarecer, a página de obrigado em que o pixel aparece é a página de obrigado da Shopify, para a qual o cliente é direcionado após concluir o pagamento no site do seu gateway de pagamento. Então, se há alguma página de obrigado fornecido pelo PagSeguro antes da página de obrigado da Shopify, pode ser por esse motivo que as suas compras teste não foram contadas.

Nesse mesmo aspeto, É possível um cliente fechar a aba do site antes de a página aparecer e, nesse caso, é esperado que a compra não é rastreada no canal de vendas do Facebook. Para casos em que os clientes não chegam à página de agradecimento e consequentemente não contam como compras para o seu Pixel do Facebook, então o evento que poderá ser mais preciso é o evento AddPaymentInfo. Este evento é registado quando um visitante digite informações de pagamento no checkout, embora, tenha em mente que também contaria quando essas informações de pagamento são inválidas.

Ao usar o nível máximo de partilha de dados, a sua loja utiliza a API de conversões do Facebook e o pixel do Facebook. Embora a nossa equipe da Shopify pode ajudar com a integração do Canal de Vendas do Facebook, quando se trata do atendimento de eventos API, nos da Shopify não temos acesso por esse API ser desenvolvido pelo Facebook. Apesar que eu quero investigar mais a fundo esta questão, a melhor opção seria entrar em contato direto com o Facebook para eles poderem verificar essa questão mais aperto. Clique aqui para entrar em contato com o atendimento do Facebook e verifique este documento na Central de Ajuda para maiores informações sobre o funcionamento do API de conversão.

Por favor, me avise se tiver qualquer outra dúvida!

Olá, @Amalia , agradeço novamente pela prontidão no retorno. Vou entrar em contato com o suporte para entender melhor a situação e avaliar a melhor maneira de corrigir este problema.

Olá, @Amalia ! Ainda sobre este assunto, quando uso o canal de vendas do Facebook no Shopify para configurar automaticamente o pixel, a plataforma (Shopify) cria um pixel de forma automática na fonte de dados do Facebook (Pixel)? Porque notei que foi criado um pixel de nome “Ads Pixel for Shopify Facebook Ad”, porém, não é o que tenho usado para receber os dados. Será que o problema anteriormente relatado tem relação com isso?

Olá @ThiagoBrug ,

O prazer é todo meu e espero que o Facebook poderá esclarecer as suas dúvidas em relação ao funcionamento do Pixel.

Adoraria te ajudar mais, mas não sou familiar com o Facebook Pixel e se esse pixel em particular pode afetar o rastreio das vendas feitas através do Facebook. Nesse sentindo, o melhor suporte para te ajudar com essa questão seria o suporte do Facebook.

Até mais,