Feedback sobre ação de marketing viral: Gift cards e cupons de desconto

Topic summary

Um lojista planeja uma campanha de marketing viral onde cada cliente receberá 5 cartões físicos (gift cards) com desconto de R$ 11,00 para presentear amigos e familiares.

Estratégia proposta:

• Os cartões serão enviados fisicamente junto com os pedidos
  • Cada cartão terá um QR code impresso que direciona para um cupom de desconto
  • O desconto é válido apenas uma vez e exclusivo para novos clientes (quem nunca comprou na loja)

Dúvidas e preocupações:

• Questiona se a configuração do cupom está correta para funcionar conforme planejado
  • Preocupa-se com possíveis falhas ou limitações da plataforma Shopify
  • Reconhece o risco de pessoas mal-intencionadas tentarem fraudar o sistema
  • Optou por usar “cupons” ao invés do recurso nativo de “gift cards” da Shopify, pois este último só permite venda direta ou envio por e-mail para clientes específicos

Status: Busca feedback da comunidade para validar o planejamento, identificar falhas e sugerir melhorias antes de implementar a campanha.

Summarized with AI on November 9. AI used: claude-sonnet-4-5-20250929.

Olá comunidade shopify, gostaria de realizar uma campanha de marketing através de cupons, ou gift cards e ficaria muito feliz se pudessem avaliar o meu planejamento e apontar falhas e melhorias do projeto.

Estou com a seguinte ideia:

Quando o cliente realizar um pedido na loja e receber a sua caixa contendo os produtos, ele também receberá um envelope com 5 gift cards para presentear 5 amigos com um desconto de R$ 11,00 na loja (requisito do gift card: desconto válido apenas 1 vez, para quem nunca comprou na loja).

Eu sei que a shopify possui um recurso de “cartões de presente ou gift cards”, porém pelo que testei e li, este recurso serve para que eu possa: 1-Vender cartões de presente (gift cards) na loja, ou 2-Atribuir um gift card a um cliente em específico enviando para seu e-mail.

Porém, como a ideia é que o cliente possa receber cartões físicos para presentear amigos e parentes, a melhor solução que encontrei foi utilizar o recurso de “cupons” mesmo.

Então eu criei 1 cupom com os seguintes atributos:

A ideia é que o desconto seja válido apenas 1 vez, para quem nunca comprou na loja.

Assim, através do link compartilhável deste cupom, eu criei um QR code (logo abaixo).

Este mesmo QR code será impresso nos 5 cartões físicos (que serão enviados dentro dos pedidos), para que o cliente, possa presentear seus amigos e parentes (exemplo meramente ilustrativo abaixo).

Minha dúvida é se esse processo está configurado corretamente e se isso tudo funcionaria bem conforme o idealizado. E se existe alguma falha no meu raciocínio, limitação da plataforma ou problema futuro. Pois sabemos que infelizmente possuem pessoas mal intencionadas que podem descobrir alguma falha e tentar fraudar compras utilizando os cupons ou gift cards.

Dessa forma agradeceria imensamente aos feedbacks da comunidade sobre as possibilidades de melhoria desta campanha de marketing viral.