Forma de pagamento utilizada no Brasil e Processador de Pagamento correspondente

Olá,

Sou francês e estou prestes a lançar minha primeira loja no mercado brasileiro. Eu só falo francês, uso um tradutor, então espero que você entenda minha pergunta.
Gostaria de me certificar de que ofereço os métodos de pagamento corretos para as pessoas no Brasil, que você pode me ajudar e me dizer quais são os mais utilizados para compras on-line e que devo ter em minha loja. E também me diga qual processador de pagamento eu devo instalar. Atualmente tenho apenas listras e papal.
Muito obrigado por sua ajuda.

Olá, @Christelle-K

Que legal que você está abrindo uma loja direcionada ao mercado brasileiro. Consegui entender sua pergunta muito bem e ficarei feliz em ajudar. Espero que o Google traduza bem a minha resposta e que você consiga entender o que eu vou dizer. Caso tenha alguma dúvida, é só deixar um comentário e eu explico.

O mercado brasileiro possui uma dinâmica de pagamento muito específica, e é muito importante entendê-la antes de começar sua loja.

Provedor de Pagamento

A primeira coisa a entender é que ainda não oferecemos Shopify Payments no Brasil, portanto, os lojistas precisam recorrer a um provedor de pagamento terceirizado. Veja aqui uma lista de todos os provedores disponíveis para o público brasileiro. (Por se tratarem de soluções terceirizadas, quaisquer dúvidas sobre funcionamento e precificação precisam ser tratadas diretamente com o provedor, pois a Shopify não controla como essas empresas externas trabalham).

O Mercado Pago é um dos provedores mais utilizados pelos lojistas brasileiros, não só por ser bem conhecido, mas também porque esse provedor possui uma integração oficial com a Shopify chamada de Checkout Transparente.

Checkout Transparente

De forma muito resumida, o checkout transparente é uma solução que modifica o checkout nativo da Shopify para se adequar às necessidades do público brasileiro. Além disso, normalmente, quando o lojista utiliza um provedor de terceiros em sua loja, o cliente é redirecionado para uma página externa (a página do provedor de pagamento) para finalizar a compra. O checkout transparente permite que os clientes permaneçam em sua loja durante todo o processo de checkout, aumentando a confiança em sua loja e, consequentemente, aumentando a conversão. Portanto, pode ser interessante escolher um provedor que possua checkout transparente. Aqui neste post você pode ler mais sobre checkouts transparentes, como eles funcionam e quais são os que estão disponíveis na Shopify.

Além disso, existem métodos de pagamento que são exclusivos do Brasil (PIX, boleto, etc). Sugiro ler este post aqui que explica bem detalhadamente como cada um deles funciona, e mais informações sobre como receber pagamentos no Brasil.

Espero que os detalhes acima ajudem! Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário e ficarei feliz em fornecer mais informações.

Até a próxima!

Olá Fran,

Antes de mais nada, muito obrigado por sua resposta, ela foi muito clara e muito interessante. Obrigado por seu tempo e disponibilidade.

Mas me parece que os meios de pagamento que você indicou infelizmente não estão disponíveis para mim porque minha empresa está sediada em Guadalupe e eu sou limitado.
Não tenho, por exemplo, acesso ao PagBrasil, nem ao PagSeguro ou ao Mercado Pago, o que me parece bastante apropriado.

Estou começando a ter sérias dúvidas sobre minha capacidade de oferecer aos clientes brasileiros os métodos de pagamento a que estão acostumados.
Isto me incomoda muito porque já investi muito tempo e dinheiro na tradução da minha loja e de outras …

Obrigada pelo retorno, @Christelle-K . Fico feliz em ajudar como posso.

Você está localizado em Guadalupe no México? Se sim, veja aqui em nossa página específica de provedores de pagamento mexicanos que o Mercado Pago, o PagSeguro e o PagBrasil estão, sim, disponíveis no México. Além disso, vejo que o México também oferece Pagar.me, Stripe e Cielo que são outros provedores que também funcionam no Brasil.

Como agente de suporte de e-commerce da Shopify, eu não tenho conhecimento das regras de cada uma destas empresas terceirizadas, porém, recomendo que entre em contato com o suporte deles para verificar se é possível vender para lojistas brasileiros e receber o dinheiro no México, já que essas empresas atuam nos dois países. Vejo que o Mercado Pago possui até mesmo um website mexicano, o que pode ajudar a buscar informações.

Espero que consiga resolver essa questão junto aos provedores de pagamento, Christelle!

Até mais!

Boa noite Fran,

Não estou no México, mas em Guadalupe, departamento 971 :slightly_smiling_face: