Gostaria de uma Sugestão de Utilização do Cupom de Desconto via QR Code

Olá comunidade e staff shopify.

Estou planejando uma ação de marketing, a qual visa oferecer aos meus clientes de primeira compra, um cupom de desconto de 10% na segunda compra (apenas na segunda compra).

Funcionaria assim:

Os clientes que adquirirem um produto na minha loja pela primeira vez, receberão o produto em uma caixa de papelão. No fundo dessa caixa estará impresso um QR code para o cliente escanear com o celular e receber um desconto na segunda compra.

Minha dúvida é:

1- Qual URL eu insiro no QR code para o cliente escanear e receber o desconto? essa URL levaria para onde? (Imagem ilustrativa abaixo para ilustrar a posição do QR code)

2- Vocês acham que essa ideia de cupom de segunda compra é boa? pois, pode haver alguns clientes que façam uma terceira compra e ainda sim recebam a mesma caixa com o cupom de segunda compra (será que isso seria estranho?).

Olá @Skence !

Acho ótimo que você esteja a pensar fora da caixa com essa estratégia de oferecer um desconto para determinados clientes por um código QR para incentivar a realizar a segunda compra. Será um prazer em te orientar sobre como poderá alcançar esse objetivo.

Eu tentei fazer isso na minha própria loja e notei que, embora seja possível definir o segmento de clientes pretendido e criar o código de desconto limitado exclusivamente para esses clientes, não é possível atribuir um desconto a um código QR imprimível no Shopcodes - a forma nativa de criar códigos QR na Shopify. Isso é uma limitação do app e ficarei feliz em repassar esse feedback para os nossos desenvolvedores.

Dito isso, encontrei alguns apps na nossa AppStore que podem te ajudar oferecer um desconto por código QR. Essencialmente, você pretende usar o código QR para oferecer um cupom para um determinado desconto do total da segunda compra. Confira cada um dos apps abaixo Para saber mais informações, confira os apps a seguir e experimenta cada app em sua loja para entender melhor como funciona e se atende as suas necessidades. Se tiver qualquer dúvida, role até o fim da página para verificar a documentação oficial do app e informações de contato dos desenvolvedores;

Uma coisa que pensei acerca da posição pretendida do código era que, pode ser desapontante para o resto dos seus clientes que já efetuaram mais de uma compra quando descobrem que o desconto não se aplica para eles. Isso assumindo que você pretende imprimir o código QR em todas as suas caixas de entrega. Como alternativa, você pode considerar imprimir o código como autocolante e, dessa forma, poderá incluir o código só nas encomendas do segmento em particular para criar uma experiência mais personalizada. O que você acha?

1 Like

Oi, Amalia!

Adorei a sua sugestão de utilizar um QR code autocolante, ótimo!!

Veja se esse método daria certo. Primeiro eu crio o cupom “SEGUNDACOMPRA” no painel da shopify.

Assim que criado, eu tenho acesso ao link compartilhável do cupom, certo?

Em seguida eu posso utilizar um QR Code Generator para inserir a URL desse cupom, e transformá-lo em QR code.

Assim, é só pegar o QR code e colar ele como um adesivo autocolante ou imprimir na base da caixa.

Legal que encontrou uma outra alternativa, @Skence . Essa também parece ser uma boa solução!

Eu acessei o link compartilhável e confirmo que o desconto foi adicionado no checkout da loja. Já o QR code, parece ser de exemplo e ainda não está funcionando. Você chegou a testar o QR code? Sugiro gerar o QR code e fazer o teste para conferir como será a experiência do cliente.

Inclusive temos também esta ferramenta gratuita para gerar QR codes, caso você prefira usar uma ferramenta da Shopify. Se alguma outra dúvida surgir, estamos à disposição!

1 Like

Oi, Paula! Utilizei a ferramenta que me indicou, poderia conferir se o cupom está funcionando?

Olá @Skence ! Acabei de conferir o código e está funcionando. O QR code está redirecionando à loja e ao clicar em comprar na página do produto, o código é adicionado automaticamente no checkout, veja só:

Ótimo saber que deu certo! Se tiver alguma outra questão, é só avisar aqui. Até mais!

1 Like

Que legal, muito obrigado Paula!!

Poderia me tirar uma outra dúvida? eu estou com a seguinte ideia:

Quando o cliente realizar um pedido e receber a caixa contendo os produtos, ele também receberá um envelope com 5 gift cards para presentear 5 amigos com um desconto de R$ 11,00 na loja (requisito do gift card: desconto válido apenas 1 vez, para quem nunca comprou na loja).

Eu sei que a shopify possui um recurso de “cartões de presente ou gift cards”, porém este recurso serve para que eu possa: 1-Vender cartões de presente (gift cards) na loja, ou 2-Atribuir um gift card a um cliente em específico.

Porém, como a ideia é que o cliente possa receber cartões físicos para presentear, a melhor solução que encontrei foi utilizar o recurso de “cupons” mesmo.

Então eu criei 1 cupom com os seguintes atributos:

A ideia é que o desconto seja válido apenas 1 vez, para quem nunca comprou na loja.

Assim, através do link compartilhável deste cupom, eu criei um QR code (logo abaixo).

Este mesmo QR code será impresso em cartões físicos (que serão enviados dentro dos pedidos), para que o cliente, possa presentear seus amigos e parentes (exemplo abaixo).

Minha dúvida é se esse processo está configurado corretamente e se isso tudo funcionaria bem. E se existe alguma falha no meu raciocínio. Pois sabemos que infelizmente possuem pessoas mal intencionadas que podem descobrir alguma falha e tentar fraudar compras utilizando os cupons ou gift cards.

Adorei essa ideia, @Skence e faz sentido!

Acho que quando se trata de compras online, é costume receber cupons ou códigos digitais por email. No entanto, usar um cupom físico é interessante porque, para entregar o cupom, ele depende de seu cliente atual, que já gosta de seus produtos, para divulgar a sua marca a seus amigos e familiares. Quase como um testemunho ao vivo de sua marca! Sem dúvida, esta é uma boa oportunidade para branding. Entendo perfeitamente sua preocupação de evitar fraudes quando se trata de descontos ou cupons. No entanto, tenha em mente que ao criar o QR code, você pode definir condições para o código que evitem que ele seja abusado. Por exemplo, você pode estabelecer o limite máximo de vezes que o cupom pode ser usado para minimizar o risco de abuso da oferta.

Referente à sua pergunta sobre a função do recurso de gift cards na sua loja, ele serve mesmo para vender cartões presentes digitais na sua loja e também poderá emitir cartões para clientes específicos e enviar o gift card digital diretamente para o email do recipiente. Para emitir gift cards físicos com um valor determinado de R$11, basta seguir os passos aqui. Ao criar o cartão presente, um código único será criado que é associado a esse cartão. Não deixe de digitar esse código no cartão físico para que o cliente possa colocá-lo ao checkout para receber o desconto;

Para adquirir os cartões físicos, a Shopify consta uma loja de ferramentas onde vendemos gift cards físicos para uso na sua loja. No entanto, não está disponível no Brasil no momento. Assim, sinta-se à vontade para adquirir gift cards de uma empresa de terceiros preferida.

Espero ter esclarecido! Por favor, me avise o que você acha e se tiver qualquer outra dúvida!

1 Like

Oi, Amalia. Muito obrigado pelas informações e pelo feedback! Irei implementar esse recurso na minha marca.

1 Like