Eu criei a minha loja com o objetivo de vender global, mas também no Brasil. Configurei a moeda em dolar, mas nenhum dos gateways (Stripe, Paypal e vários outros) aceita pagamentos de pessoas no Brasil. Ocorre um bloqueio do próprio banco, aparentemente. Quando tento oferecer PIX (Mercado Pago ou APPMax, por ex), ele não converte a moeda. Ou seja, se o produto custa 10 dolares, aparece 10 reais para a pessoa pagar. Em “Mercados”, não consigo alterar a moeda do mercado brasileiro, pois não existe Shopify Payments aqui ainda.
Alguma solução?
Olá @eduardojuliato
Antes de tudo, verifica se seu mercado brasileiro está configurado corretamente no Shopify Markets. Você pode definir a moeda BRL para o mercado do Brasil mesmo sem Shopify Payments:
- Vá em Configurações → Mercados
- Se ainda não tem, crie um mercado para o Brasil
- Dentro desse mercado, clique no ícone + ao lado de Moeda
- Selecione Real Brasileiro (BRL)
- Salve
Com isso, os clientes brasileiros vão ver os preços convertidos corretamente de USD para BRL na vitrine. Se um produto custa $10 USD, vai aparecer aproximadamente R$55 (dependendo do câmbio).
Agora, um detalhe importante: sem Shopify Payments ou Adyen, os preços aparecem em BRL na vitrine mas no checkout o pagamento pode voltar para USD dependendo do gateway. Teste com Mercado Pago depois de configurar o mercado com BRL e veja se o PIX mostra o valor convertido corretamente.
Se mesmo assim o PIX continuar mostrando o valor sem conversão, vale considerar EBANX ou PagBrasil como gateway. Eles foram feitos para esse cenário: cobram em BRL do cliente brasileiro com conversão real e liquidam em USD para você.
Boa sorte!
Olá, obrigado pela resposta, mas essa opção não está disponível, como mostro na imagem. Quando crio um MERCADO, a moeda já está configurada em DOLAR e ele só me permite trocar se eu usar o Shopify Payments, que eu adoraria poder, mas não está disponível no Brasil.
Você já tentou usar EBANX ou PagBrasil como gateway de pagamento? Eles são feitos para esse cenário: cobram em BRL do cliente brasileiro (PIX, boleto, cartão parcelado) com a conversão correta de USD para reais, e liquidam em dólares para você.
Diferente do Mercado Pago, eles fazem a conversão de moeda automaticamente, então um produto de $10 USD aparece como ~R$55 para o cliente, não R$10.
Vale testar e ver se resolve.