Nao aparece pra mim processar o pedido

Topic summary

Um lojista relata que uma venda foi processada e paga via Mercado Pago, com o valor debitado corretamente, mas o pedido não aparece no painel administrativo da Shopify para processamento e envio.

Possíveis causas identificadas:

• Cliente não aguardou o processo completo: Se o cliente fechou a página antes do redirecionamento final para a confirmação da Shopify, o sistema pode ter registrado como checkout abandonado
  • Falha na integração: Problemas de sincronização entre o provedor de pagamento e a Shopify, especialmente comum com checkouts transparentes não homologados pela Shopify

Próximos passos sugeridos:

• Verificar se o pedido está em Pedidos > Checkouts abandonados
  • Criar o pedido manualmente via seção Rascunhos se necessário
  • Confirmar qual tipo de integração do Mercado Pago está sendo utilizada (checkout nativo da Shopify ou checkout transparente)
  • Contatar o suporte do provedor de pagamento para verificar se as respostas de transação estão sendo enviadas corretamente à Shopify

A discussão permanece aberta aguardando mais informações do lojista sobre a configuração específica utilizada.

Summarized with AI on November 22. AI used: claude-sonnet-4-5-20250929.

Ola, quero ajuda de vcs,

Fiz uma venda pelo checkout do mercado pago, quando o pagamento confirmou foi debitado na minha conta tudo certinho, so q o pedido não apareceu nem pro cliente e nem pra mim, não sei oq aconteceu> > Não tem como eu enviar pro cliente agora oq eu devo fazer pra arrumar isso?

Olá @Mtishoop !

Pela explicação eu entendo que você fez uma venda e o pedido foi pago pelo cliente, mas não está aparecendo na seção “Pedidos” do seu admin, correto? Eles estão indo para a pasta de checkout abandonados, correto?

Entendo totalmente a situação e fico feliz em ajudar com algumas orientações gerais. Para isso, precisarei fazer algumas perguntas para compreender melhor a integração que a sua loja usa e como que os pagamentos foram realizados.

Você informou que está usando o Mercado Pago, mas gostaria de saber: Você está usando o Mercado Pago com o checkout nativo da Shopify? Ou você está usando a solução de checkout transparente desenvolvida pelo Mercado Pago? Ou você está usando alguma outro checkout transparente que utiliza a gateway do Mercado Pago?

Quero saber isso, pois há alguns cenários possíveis que podem causar esse problema. Geralmente, quando o pagamento de um pedido é efetuado e o pedido aparece no painel do provedor, mas não é atualizado na Shopify, isso pode ser o cliente que não esperou todo o processo de conclusão de compra ou pode ser uma inconsistência na integração entre o provedor de pagamento e a Shopify.

Cenário 1: O cliente não aguardou todo o processo de compra

Quando o cliente inicia uma compra na loja virtual utilizando um provedor de pagamento é necessário que o cliente espere todo o processo de compra, pois o cliente é redirecionado para a página externa do provedor para concluir a compra. Assim, se o cliente fechar a página de pagamento do provedor antes de ser redirecionado para a página de confirmação de compra da Shopify, o sistema entenderá que o pedido foi abandonado. Então, para que o sistema entenda que uma compra foi concluída e paga, os clientes devem aguardar todo o processo:

1. direcionamento para a página externa do provedor - Na página do provedor o cliente informará os dados de cobrança para ter a sua compra efetuada.

2. processar pagamento - provedor de pagamento é o responsável por processar o pagamento e informar a Shopify que o pagamento foi devidamente concluído.

3. redirecionamento para a Página de agradecimento Shopify (Compra concluída) - Provedor de pagamento informa a Shopify que o processo de pagamento foi concluído com sucesso.

Portanto, o cliente precisa ver a página de agradecimento da loja para confirmar que o pedido foi concluído.

Cenário 2: Falha na integração do provedor de pagamento com a Shopify

Outra possibilidade seria uma falha na integração do provedor de pagamento com a Shopify; pode ser que o provedor de pagamento tenha demorado muito para enviar a resposta da transação para a Shopify. Nesses casos, o pagamento passaria para eles como concluído, mas não enviado para a Shopify, transformando o pedido em checkout abandonado.

Pela minha experiência é muito comum ver problemas de sincronização de pedidos quando o lojista utiliza uma integração de checkout transparente não homologada pela Shopify. Inclusive, explicamos isso em detalhes neste artigo aqui.

Você chegou a conversar com o Mercado Pago? Ou se estiver usando uma integração de checkout, falou com o desenvolvedor? Se ainda não, recomendo conversar com o suporte responsável para eles analisarem a integração e conferir se realmente estão enviando respostas das transações concluídas para a Shopify.

Como resolver por agora:

Por agora, para conseguir processar o pedido e garantir que seus clientes recebam os produtos, recomendo recriar o pedido. Dê uma olhada se o pedido que já foi pago foi parar na seção checkouts abandonados.

Para verificar isso acesse o admin e clique em Pedidos > Checkouts abandonados. Poderá conferir os detalhes do pedido e depois acessar a seção Rascunhos para criar o pedido manualmente. Dessa forma, você conseguirá recriar o pedido, marcá-lo como pago e seguir com o processamento. Poderá ver esse vídeo tutorial para conferir as etapas ou consulte as instruções para criar rascunhos de pedidos.

Se tiver alguma dúvida, só enviar uma resposta e ficarei feliz em ajudar!