Número de IVA - Pessoa Singular (Categoria B)

Olá,

Pretendo abrir uma loja no Shopify, e estou sediado em Portugal, mas nesta fase inicial não tenciono abrir empresa, uma vez que já sou trabalhador independente pretendo abrir actividade com o CAE adequado às vendas via internet, e ter a actividade legal e pagar os meus impostos desta forma.

No entanto o Shopify não valida o meu NIF pessoal, diz que não é verificado pelo VIES.

Esta situação ficará resolvida quando a actividade adequada estiver aberta? O Técnico Oficial de Contas sugeriu contactar-vos pois não crê que o VIES tenha capacidade para identificar se tenho esta actividade aberta ou outra.

Como faço para usar o meu NIF na minha loja Shopify?

Muito Obrigado,

G

Olá Gonçalo,

Não fazendo ideia se ainda tem a loja no Shopify, eu estou a ter o mesmo problema. Conseguiu resolver esta questão e se sim, pode dizer-me qual foi a solução que utilizou?

Cumprimentos,

Vitor Hugo Ferreira

Olá, @vhferreira

Entendo como seja importante resolver isso e ficarei feliz em te ajudar com essa questão.

Você pode sim usar um número de NIF para sua fatura da Shopify. Você está encontrando um erro de falha de verificação no painel da Shopify quando insere seu número de NIF?

Em alguns casos quando este tipo de erro ocorre, mesmo com um número válido, é necessário seguir alguns passos. Vá até Configurações > Faturamento > Registo Fiscal e clique em “Não tenho um número do IVA”, conforme abaixo e aguarde 24 horas:

Após esse período, tente digitar o número novamente e com cautela, se certificando que não ficou nenhum espaço em branco ou a mais (evite copiar o número e colá-lo) e, antes de clicar em “Salvar”, certifique-se de que o sistema reconhece o número do NIF. Se depois de realizar esses procedimentos o erro persistir, nos envie um e-mail para podermos te ajudar.

• Para mandar um e-mail para a Shopify:

1 - Clique aqui

2 - Faça login em sua conta e selecione a loja para a qual você deseja atendimento. Não ■■■■ esta etapa, ou nossos agentes não poderão acessar sua conta.

3 - Selecione as opções correspondentes, que no seu caso seriam: Gerenciamento da loja > Tributos > Enviar mensagem. Não deixe de avisar no email que já executou os passos de resolução de problemas acima.

Leia mais sobre como a cobrança de tributos funciona na Shopify aqui.

Até mais!