Finalizando meu teste de 3 meses da renovação de nossa loja virtual (B2C e B2B) e venho deixar um relato sobre minha experiência com a shopify.
Após anos, mais de uma década, utilizando sistemas de lojas virtuais mais comuns do Brasil (Praticamente todos os grandes e mais conhecidos), dificilmente fiquei tão empolgado ao conhecer um ecossistema de venda como fiquei com a Shopify, seja na usabilidade, facilidade de gerenciamento, a incrível capacidade da shopify, que te dá os principais KPI’s de vendas e marketing na sua cara, organizados e de facil leitura.
Mas infelizmente, não é para o Brasil, nem para os brasileiros, seja na precificação de planos, seja na obtenção de dados simples. Entendo que o Brasil é complexo, cheio de regras absurdas e burocracia infindável, ambiente complexo de negócios e insegurança juridica quase que total.
Mas ao ver a Shopify investindo pesado em marketing no Brasil, pensei que vinham para brigar forte (e facilmente derrubar, vide toda a stack tecnologica) seus concorrentes, mas após 3 meses fuçando, investindo, planejando, testando, procurando e tendo infelizmente, cada vez mais problemas, acaberei que me despedindo da plataforma, contra minha natureza de procurar por inovações, coisa que a shopify entrega, mas pelo bem do meu negócio.
Infelizmente apesar de toda colossal estrutura que a Shopify possui, peca em pontos extremamente básicos para muito do que se propoe aqui no Brasil.
Aqui listo alguns dos problemas encontrados (e sem solução) nesses 3 meses:
Checkout TRANSPARENTE: Apesar de no site oficial informar que há até que boas opções de checkout que já são transparentes na Shopify, depois de testar TODOS, nenhum é 100% transparente.
- Pagar.me Fala que é transparente, até mesmo na reunião de implementação. Mas redireciona.
-MercadoPago(atualmente em uso): Transparente apenas nos cartão de crédito. Pix não é transparente e boleto até hoje não consegui configurar, mesmo depois de varias tentativas de contato com mercadopago. Apesar de ser o melhor dos disponiveis, praticamente impossível de negociar taxas, mesmo com alto volume de venda, e pior ainda de conseguir suporte.
-PagBrasil: entrei em contato, focado em grandes players, taxas negociadas conforme player. Faturamento minimo de R$100k para se quer receber uma proposta.
-Cielo: Entrei em contato e os atendentes nem sabiam que tinham integração com Shopify (todos os 3). No quarto, me informou que também seria redirecionado o checkout para pagina da Cielo.
-Paypal: não preciso nem dizer que redireciona bonito o cliente. No EUA funciona muito bem devido ao conhecimento do publico, no Brasil: isso é péssimo.
Dados Básicos para faturamento brasileiro
Ao conhecer os mercados B2B, me empolguei ao ver a possibilidade de levar muito dos pedidos B2B do whatsapp, diretamente para a Shopify. Infelizmente, tomei um balde de agua fria ao ver que o cadastro das empresas não possuia se quer o campo CNPJ. Sim, o cliente informa no checkout e tudo mais, mas é um dado vital de faturamento, de controle, de filtro! E quando as empresas tem o mesmo nome? Quando são filiais, mas cada uma com seu CNPJ e endereço de faturamento? A falta desse dado, dificulta até a comunicação com o ERP (que tem integração NATIVA com shopify)
Funções extremamente básicas, precisando de app de terceiros para funcionar
Vejo um lado positivo a possibilidade de apps de terceiros de resolver gaps de funcionalidades na Shopify, apesar de muitos serem pagos, resolvem aquela necessidade especifica de cada setor, tampando buracos que a shopify não conseguiria tão facilmente devido a quantidade de setores diferentes, particularidades de cada cliete, país, etc.
Mas algumas funcionalidades extremamente básicas, precisar de apps aqui na Shopify é desanimador! Dou o exemplo a cotação de frete na pagina do produto: algo que talvez não seja comum em outros países, mas que no Brasil ja é cultural e automatico do cliente.
Como essa função ainda não foi absorvida e implementada nativamente pela shopify? Isso é um calcanhar de aquiles GIGANTESCO! Por mais que existam diversos apps que se propoe a isso e até gratuitamente, eles são apps terceiros, ou seja, qualquer nova atualização profunda da shopify, pode desconectar a função do app. Agora imagine uma loja com diversos apps terceiros, cada um, sendo um ponto de ruptura da operação como um todo. Isso é algo extremamente sério de se pensar quando se está investindo pesadamente em uma loja virtual.
Fora que além de empilhar pontos de ruptura, empilhamos contas a se pagar fora a do plano (e todas em dolar, mesmo para apps brasileiros) tornando a atratividade da shopify, cada vez menor e a volatilidade dos valores, depender não apenas do uso da empresa, mas do humor do cambio.