FROM CACHE - pt-br_header

Mudança de preço dos produtos e prejuízo do vendedir

STUFFs
Visitante
1 0 1

Eu fiz minha primeira venda, o valor do produto através da Oberlo é de 189,90 e meu lucro de 33,00R$, quando fui processar o pedido através do Oberlo eu paguei 194,00 pra aliexpress, estou sem entender absolutamente NADA, estou fazendo dropshipping através do Oberlo, cade meu lucro ? So tive prejuizo com a shopify !

9 RESPOSTAS 9

Paula
Shopify Staff
1725 340 253

Olá @STUFFs!

Fico feliz em analisar o que pode ter acontecido e esclarecer suas dúvidas. Pela sua explicação eu entendo que ao importar o produto para a loja o custo era de R$189,90, mas ao realizar a compra com o fornecedor você pagou mais caro e não teve um lucro, correto? 

Você chegou a conferir se o custo do produto foi alterado pelo fornecedor?

Faço essa pergunta, pois é comum os fornecedores do AliExpress alterar os preços dos produtos. Quando o custo do produto é alterado pelo fornecedor é importante ter o preço do produto na loja atualizado para não ter esse tipo de problema.

Poderá fazer configurações automáticas para que o sistema atualize os preços dos produtos automaticamente ou poderá configurar para receber notificações, para ficar sabendo quando o fornecedor fazer alguma atualização nos produtos. 

Quando a configuração para receber notificações é ativada, o lojista encontrará notificações nas abas Notificações e Produtos do painel do Oberlo informando que o custo do produto foi alterado pelo fornecedor, como no exemplo abaixo:

21-34-is74h-iroq7

 

Para conferir se o produto importado teve algum custo alterado siga os passos abaixo:

1) Clique em Apps> Oberlo

2) No painel interno do Oberlo> Clique em Produtos> Na linha do produto em questão veja se apresenta alguma notificação como a do exemplo acima.

3) Poderá também conferir se recebeu alguma notificação acessando Notificações

 21-51-ceso2-d8lvw
Se não encontrar notificações sobre a alteração do custo do produto, recomendo conferir como está a configuração do Oberlo  para fazer atualização dos preços de forma automática e receber notificações, caso o fornecedor atualize os valores dos custos do produto. 

Para verificar essa configuração, siga os passos abaixo:
 
1) Vá em Apps> Oberlo
2) Clique em Configurações> Geral> Desça até a parte Atualizações automáticas:
 
Paula_0-1618826120776.png

 

Poderá selecionar ''Atualizar preço e Comparação de preços" se desejar que o preço seja atualizado automaticamente quando o fornecedor alterar o custo de um produto. 

 

Ou se quiser evitar alterações repentinas dos preços na sua loja virtual, poderá selecionar a opção "Quero receber uma notificação", pois assim você irá receber uma notificação no Oberlo informando que o custo do produto foi alterado pelo fornecedor e, poderá então, fazer os ajustes dos preços manualmente.

 

Recomendo a leitura desse documento para entender melhor como as configurações automáticas funcionam - Definição das configurações do Oberlo

 

Além disso, segue abaixo dois documentos sobre como definir os preços de produtos importados com o aplicativo Oberlo para lucrar com as vendas:

 

Confira as informações acima e verifique como está a configuração do Oberlo na sua loja para evitar que outras alterações do custo prejudique o seu lucro. Se tiver qualquer dúvida, só nos avisar e ficaremos felizes em analisar isso mais a fundo. 

Paula | Social Care @ Shopify 
 - A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer! 
 - Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
 - Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog

maneirobrasil
Novo membro
5 0 0

ola boa tarde. 

aproveito o post já aberto para fazer uma adenda no tema.

tenho notificações de alterações dos preços ativas e alterações manuais para saber sempre como oscila o preço dos produtos dos vendedores, mas aconteceu a seguinte situação semelhante à queixa que iniciou este post. adicionei produtos de um vendedor e agora que surgiram vendas notei que ao confirmar a compra com o vendedor os valores de compra no meu shopify não batiam certo. os valores foram alterados no vendedor mas não tive qualquer notificação no oberlo e por consequência acabei vendendo sem lucro. deixo realçado que tenho as notificações ativas e diariamente faço atualizações de preços graças a essas mesmas notificações.

agora gostaria de saber o que correu mal para estar nesta situação. já enviei notificação para o vendedor a informar.

obrigado

 

Paula
Shopify Staff
1725 340 253

Olá @maneirobrasil!

Pela sua explicação entendo que o preço de custo do produto do fornecedor foi alterado e você não recebeu uma notificação no Oberlo mesmo tendo a opção ativada para receber notificações, correto? 

  • Poderia, por gentileza, me informar se notou esse problema com apenas um dos produtos importados, ou com diversos?
  • O produto que teve o valor de custo alterado é de apenas um fornecedor? 
  • Quando foi que começou a não receber notificações sobre alteração do custo do produto?

Além dessas questões, para confirmar as configurações que você tem ativadas no momento, poderia me informar quais são as opções selecionadas indo em Configurações> Geral> Atualizações automáticas> Quando o custo for alterado? 

09-58-44841-18490

 

Por fazer os ajustes dos preços manualmente, por favor, confira se as opções Não fazer nada e Quero receber uma notificação dentro da seção "Quando o custo for alterado" estão selecionadas conforme o exemplo acima. 

Busco saber esses detalhes para analisarmos essa questão mais a fundo e identificarmos se seria algo específico com um único fornecedor ou se poderia ser algo com a sincronização entre Oberlo e AliExpress. Aguardo a sua resposta!

Paula | Social Care @ Shopify 
 - A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer! 
 - Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
 - Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog

maneirobrasil
Novo membro
5 0 0
infelizmente não é apenas um problema de comunicação pontual ou de acerto
de configuração do oberlo. o problema é bem mais complicado e me tem
deixado com óbvia vontade de deixar de usar o oberlo.
TODOS os produtos da minha loja online e TODOS os os produtos adicionados à
minha loja online estão com o seguinte problema:
o valor que aparece no aliexpress é sempre superior ao que aparece no
oberlo como preço de custo assim que o produto é adicionado.
então não consigo padronizar o lucro porque tem produtos que ou ficam em
prejuízo ou com lucro mínimo.
mesmo subindo o lucro geral para não acontecer de perder dinheiro, tenho a
loja completamente aos altos e baixos e tenho de alterar produto por
produto as atualizações de preços. sem mencionar que não posso sequer ter a
opção atualizações automáticas por motivos óbvios.
a resposta que obtive do vosso apoio foi apenas que é normal os valores não
baterem certo porque o shopify foi feito para o mercado americano e
trabalha sempre com o dólar. ora eu já sou utilizador do shopify tem uns 3
meses e apenas começei a ter esta situação faz mais ou menos 2 semanas.
antes disso sempre bateram certo os valores do aliexpress com os valores de
preço de custo do oberlo.
confirmo também que instalei outros aplicativos como o importify onde este
problema não existe. os preços do aliexpress são exatamente os mesmos que
aparece no oberlo, e o importify também trabalha com o aliexpress.
gostaria que alguém do apoio ao cliente tivesse o trato de se importar com
esta situação porque é merecedora de comentários depreciativos
desnecessariamente.
Para mim, o problema será um bug com o câmbio da moeda. por algum motivo, o
oberlo não está a fazer bem o câmbio. porque se eu colocar o valor em
dólar no aliexpress e depois for ver se o valor cambial bate certo com o
obelo, confirma-se qe não bate.

deixo aqui o meu pedido de ajuda para melhorar a minha experiência
extremamente negativa nos últimos tempos. realço que para mim o shopify e o
oberlo funcionavam muito bem com admiração minha.
Paula
Shopify Staff
1725 340 253

Agradeço a resposta e todo o contexto compartilhado, @maneirobrasil!

Sinto muito saber sobre a sua experiência e fico feliz em continuar analisando essa questão para você. Por entender que isso está acontecendo com todos os seus produtos, gostaria de analisar um exemplo para replicar isso na minha loja e compreender melhor o comportamento. Assim, poderemos também verificar junto com a nossa equipe do Oberlo a raiz da questão.

Por favor, me envie o link de um produto no AliExpress que você importou recentemente e notou a diferença dos preços de custo ao fazer a importação para o Oberlo. Irei adicionar esse produto para a minha lista de importação do Oberlo e verificar os preços aqui.

Além disso, poderia confirmar qual é a moeda que você está usando? Você está importando produtos do AliExpress já em Reais (BRL), certo? 

Assim que eu receber um exemplo, poderemos analisar se o mesmo comportamento acontece aqui como também investigar se seria um problema com o câmbio da moeda. Aguardo a sua resposta. 

Paula | Social Care @ Shopify 
 - A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer! 
 - Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
 - Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog

maneirobrasil
Novo membro
5 0 0
olá bom dia.

como exemplo pode ver este link:
https://pt.aliexpress.com/item/33037991451.html
preço 449.52 reais
frete grátis

adiciono o produto ao oberlo

valor de aparece no oberlo como preço de custo é 374 reais

ver fotos em anexo.


Paula
Shopify Staff
1725 340 253

Obrigada pelos detalhes, @maneirobrasil!

Quero informá-lo que estamos investigando essa questão junto com a equipe do Oberlo e suporte técnico para certificar se a ferramenta de conversão que o Oberlo utiliza está apresentando alguma falha. Assim que eu tiver uma resposta das equipes irei atualizá-lo aqui.

Por agora, posso informar que o valor importado no Oberlo sempre será baseado no preço de custo para enviar para os Estados Unidos em dólar americano. Ao selecionar para ser enviado para os EUA, você verá que o produto custa menos (dentro do Aliexpress) e, se você selecionar para enviá-lo para o Brasil, custará mais. O Oberlo importa o preço atual que custa para enviar para os EUA (dentro do Aliexpress), então é aqui que vemos a diferença de preço.

Portanto, embora o aplicativo importe o valor dos Estados Unidos em dólar americano como padrão e faça a conversão para você, o seu custo verdadeiro será o que está no site do AliExpress quando você faz seu pedido, pois o fornecedor pode ter valores diferentes para cada país + moeda.

Para contornar essa discrepância nos preços, normalmente lojistas tentam aumentar os multiplicadores de preços para não comprometer a margem de lucro. Portanto, é apenas uma questão de testar e encontrar o multiplicador ideal de acordo com as suas estratégias de preço. Recomendo estes documentos que explicam sobre estratégias de precificação e como configurar regras de preços no Oberlo:

Mais uma vez agradeço por trazer essa questão ao nosso conhecimento e o manterei informado por aqui assim que a equipe técnica fornecer atualizações. Até em breve!

Paula | Social Care @ Shopify 
 - A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer! 
 - Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
 - Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog

maneirobrasil
Novo membro
5 0 0
Desde já agradeço a informação porque é mais do que a informação que recebi
até agora em outras tentativas.
até entendo que exista discrepância nos valores por inadequada transição
cambial do aliexpress para o oberlo tal como explicou antes, mas não
invalida que essa seja uma situação apenas recente. desde a abertura do
shopify que trabalho com oberlo e os valores apresentados no aliexpress
sempre eram os mesmos que posteriormente me apareciam no oberlo como preço
de custo. se a explicação dada anteriormente fosse padrão desde o inicio,
eu não estaria com esta questão provavelmente.

em todo o caso, seria de extrema importância que a equipe técnica do
obelro conseguisse resolver essa questão da diferença de valor, tendo em
conta que todos os dados analíticos do programa dão valores errados como
custos com as encomendas e lucros gerados.

Cumprimentos
Paula
Shopify Staff
1725 340 253

Agradeço a paciência enquanto esperava um retorno, @maneirobrasil

Compreendo a sua posição e entendemos que esse comportamento da diferença do preço de custo passou a acontecer recentemente. Após uma análise com a equipe técnica do Oberlo foi informado que isso não é uma falha; o AliExpress no momento está usando uma fonte diferente para as taxas de câmbio, a qual não temos controle. 

Conforme informei na resposta anterior, o Oberlo importa o valor do produto em dólar americano (USD) com entrega nos Estados Unidos e converte para o real (BRL) no aplicativo, como pode verificar neste exemplo a conversão de USD> BRL correspondem:

No AliExpress temos o valor do produto em dólar e com entrega para os EUA:

19-26-94411-46120

 

O valor de custo do produto é convertido para o real no app do Oberlo:

19-31-61031-55206

 

Como o Oberlo não utiliza o mesmo conversor de moedas que o AliExpress, ao selecionar para exibir o valor em Real no AliExpress podemos notar que pode-se ter resultados diferentes do Oberlo. 

Compreendemos que essa limitação na importação de valores acaba gerando um trabalho maior aos lojistas que vendem no mercado brasileiro, mas minha sugestão é se basear nos valores disponíveis no AliExpress, pois é o valor de custo real que o lojista irá pagar pelo produto. 

Por essa discrepância ser uma limitação do Oberlo, irei encaminhar em seu nome uma sugestão de melhora à nossa equipe de produtos. Caso decidir que o Oberlo não é o app ideal para o seu negócio, poderá considerar outros aplicativos de dropshipping. Temos várias outras opções para dropshipping na nossa Loja de Aplicativos - veja essa lista aqui com todas as opções de apps disponíveis e poderá comparar cada um deles. 

Fico à disposição, se tiver qualquer outra dúvida. 

Paula | Social Care @ Shopify 
 - A minha resposta foi útil? Clique em Curtir para me dizer! 
 - Sua dúvida foi respondida? Clique em Aceitar Solução
 - Para saber mais visite nossa Central de Ajuda Shopify ou nosso Shopify Blog