Cliente Solicitando Recuperação de Senha e não recebe e-mail

Bom dia.

Estamos tendo problemas com alguns clientes que esquecem a senha e não conseguem recuperar, nos relataram que não estão a receber o e-mail para redefinir a senha.

Podem verificar se esta acontecendo alguma instabilidade ?

Eu consigo também remover a validação do captcha na solicitação de redefinição da senha ?

Olá @duduxbase ,

Para os clientes que informaram que não receberam o e-mail, o que poderia ter acontecido é que o e-mail de redefinição de senha acabou na pasta de spam. Eu recomendaria contatar esses clientes e pedir que eles verificam a pasta de spam para o e-mail de redefinição de senha. Dependendo há quanto tempo a senha foi redefinida, vale a pena mencionar que o link de redefinição de senha é válido por 30 dias.

Quando se trata de Captcha, o objetivo deste recurso é distinguir entre humanos e robôs quando uma nova conta é criada em sua loja. Ao utilizar Captcha, isto vai impedir que os robôs criem contas de cliente falsas no seu site. Portanto, remover este recurso de sua loja não é o ideal porque aumentará a chance ter contas criadas por robôs em sua loja e afetará a autenticidade de sua lista de clientes. Por gentileza, poderia me dizer a razão pela qual você deseja remover o Captcha na solicitação de redefinição da senha?

Aguardo sua resposta,

Atualmente estou passando pelo mesmo problema, alguns usuários estão tendo dificuldades na recuperação de senha. Já verifiquei junto ao usuário e constatamos que de fato não está chegando o e-mail, nem mesmo no Spam.
Existe alguma forma de reverter este problema?

Olá @Gustavo_5 !

Entendo que o seu cliente esqueceu a senha e não está conseguindo acessar a conta de cliente da sua loja. Por isso, ele precisa redefinir a senha, mas o e-mail de redefinição não está chegando, correto?

Vamos trabalhar juntos para resolver isso. Irei fazer algumas perguntas para compreender as configurações feitas na sua loja e compartilho algumas sugestões. Por favor, siga as etapas abaixo e me informe os resultados. Vamos lá!

1. Configuração do E-mail do Remetente: Você configurou um e-mail com domínio personalizado para ser o e-mail do remetente? Esse e-mail é usado pela loja para enviar mensagens aos clientes.

2. O problema está acontecendo apenas para receber o e-mail de redefinição de senha da conta do cliente ou afeta outras notificações também?

3. Teste de Notificação: Por favor, vá em Notificações > Notificações ao cliente > Contas e Alcance, clique em Redefinição de senha da conta de cliente. No topo da página, clique em Mais ações > Enviar Teste. Você recebeu o e-mail de teste?

4. Teste com Outro Tema: Você chegou a testar algum outro tema? Por favor, tente fazer isso acessando uma conta de cliente e solicitando para redefinir a senha através de um outro tema. Você pode adicionar um novo tema indo em Loja Virtual > Temas > Adicionar um novo tema e fazer o teste.

5. Considerar Nova Conta de Clientes: Tudo indica que você está usando a conta clássica de cliente que exige e-mail e senha para acessar. Já considerou utilizar a nova conta de clientes?

Recomendo conferir o documento que explica sobre as novas contas de clientes que permitem que os clientes façam login usando um código de verificação de seis dígitos enviado por e-mail, e não é necessária uma senha. Utilizar a nova conta de cliente pode ser uma boa alternativa.

Além desses detalhes, por favor, forneça o URL público da sua loja. Gostaria de criar uma conta de cliente na sua loja e solicitar para redefinir a senha, para que eu possa testar esse comportamento e analisar isso mais de perto.

Aguardo por todos esses detalhes para compreender melhor a situação e ficarei feliz em buscar por soluções!

Olá @Paula

Irei responder as pontuações feitas:

1- Sim, foi configurado um domínio personalizado para o E-mail de remetente.

2- Não tivemos problemas com os demais e-mails, apenas no de redefinição de senha.

3- Realizei o teste com algumas pessoas do meu time e a maioria recebeu, entretanto alguns não. Pode ser algum problema de instabilidade?

4- Realizamos o teste com pelo menos 2 temas.

5- Neste momento não acreditamos que seja viável essa forma de login, por motivos internos.

Esta é a URL da nossa loja https://drinkkoala.com.br/

Obrigada pelo retorno, @Gustavo_5 . Criei uma conta de cliente para teste na sua loja e solicitei para redefinir a senha. Por aqui, não consegui replicar o problema, pois eu recebi o e-mail sem problemas algum, veja só:

Como você está usando um e-mail personalizado como remetente, verifiquei seu domínio com o verificador de registro DMARC e constatei que está com registro válido, o que indica que, em princípio, não deveria enfrentar problemas com o envio de e-mails.

Para assegurar a eficácia na entrega de e-mails aos seus clientes e evitar que sejam marcados como spam, o lojista precisa autenticar o e-mail do remetente. Isso é solicitado ao configurar o e-mail do remetente e o lojista precisa adicionar os registros SPF e DKIM ao seu domínio, bem como configurando um registro DMARC. Certifique-se de que esses passos foram realmente seguidos conforme as instruções detalhadas deste documento aqui.

Você mencionou que realizou testes com outros temas, mas não informou o resultado. Se você não encontrou problemas ao solicitar redefinição de senha com os outros 2 temas, talvez o problema pode estar relacionado diretamente com o seu tema atual.

Como não consegui replicar o problema e você relatou que durante os testes constatou que apenas algumas pessoas da sua equipe estão recebendo os e-mails enquanto outras não, recomendo que entre em contato direto com nosso suporte através da Central de Atendimento. Sugiro iniciar um chat e forneça todas as informações que compartilhou comigo, destacando a natureza esporádica do problema. O agente de suporte poderá acessar os dados internos da sua loja para realizar uma análise mais detalhada e, se necessário, encaminhar para a nossa equipe técnica investigar isso mais a fundo.

Se precisar de ajuda para entrar em contato com a central, é só nos avisar aqui. Até mais!