E-mail enviado quando o pedido é processado

Eu estou com um problema ligado com o e-mail que é inviado para o meu cliente quando o pedido é processado: observe:

PedroPrado_0-1723725259709.png

O código do meu e-mail é esse caso precisem:

{% if fulfillment.item_count == item_count %}
{% capture email_title %}Seu pedido está a caminho{% endcapture %}
{% capture email_body %}Seu pedido está a caminho. Rastreie sua remessa para ver o status de entrega.{% endcapture %}
{% elsif fulfillment.item_count > 1 %}
{% if fulfillment_status == ‘fulfilled’ %}
{% capture email_title %}Os últimos itens de seu pedido estão a caminho{% endcapture %}
{% capture email_body %}Os últimos itens de seu pedido estão a caminho. Rastreie a remessa para ver o status de entrega.{% endcapture %}
{% else %}
{% capture email_title %}Alguns itens de seu pedido estão a caminho{% endcapture %}
{% capture email_body %}Alguns itens de seu pedido estão a caminho. Rastreie a remessa para ver o status de entrega.{% endcapture %}
{% endif %}
{% else %}
{% if fulfillment_status == ‘fulfilled’ %}
{% capture email_title %}O último item de seu pedido está a caminho{% endcapture %}
{% capture email_body %}O último item de seu pedido está a caminho. Rastreie a remessa para ver o status de entrega.{% endcapture %}
{% else %}
{% capture email_title %}Um item de seu pedido está a caminho{% endcapture %}
{% capture email_body %}Um item de seu pedido está a caminho. Rastreie a remessa para ver o status de entrega.{% endcapture %}
{% endif %}
{% endif %}

{% capture email_emphasis %}Data prevista de entrega: {{fulfillment.estimated_delivery_at | date: format: ‘date’}}{% endcapture %}

{{ email_title }} .button__cell { background: {{ shop.email_accent_color }}; } a, a:hover, a:active, a:visited { color: {{ shop.email_accent_color }}; }
{%- if po_number %} {%- endif %}
{%- if shop.email_logo_url %} {{ shop.name }} {%- else %}

{{ shop.name }}

{%- endif %}
Pedido {{ order_name }}
Número do pedido de compra: {{ po_number }}

{{ email_title }}

{{ email_body }}

{% if fulfillment.estimated_delivery_at %}

{{ email_emphasis }}

{% endif %} {% if order_status_url %}

Ver seu pedido
{% if shop.url %}
ou Acesse nossa loja
{% endif %}

{% else %}
{% if shop.url %}

Acesse nossa loja
{% endif %}

{% endif %}
{% if fulfillment.tracking_numbers.size > 0 %}

{% if fulfillment.tracking_numbers.size == 1 and fulfillment.tracking_company and fulfillment.tracking_url %} {{ fulfillment.tracking_company }} número de rastreamento: {{ fulfillment.tracking_numbers.first }} {% elsif fulfillment.tracking_numbers.size == 1 %} Número de rastreamento: {{ fulfillment.tracking_numbers.first }} {% else %} {{ fulfillment.tracking_company }} números de rastreamento:
{% for tracking_number in fulfillment.tracking_numbers %} {% if fulfillment.tracking_urls[forloop.index0] %} {{ tracking_number }} {% else %} {{ tracking_number }} {% endif %}
{% endfor %} {% endif %}

{% endif %}

Itens nesta remessa

{% for line in fulfillment.fulfillment_line_items %} {% endfor %}
{% if line.line_item.image %} {% endif %} {% if line.line_item.product.title %} {% assign line_title = line.line_item.product.title %} {% else %} {% assign line_title = line.line_item.title %} {% endif %}

{% if line.quantity < line.line_item.quantity %}
{% capture line_display %} {{ line.quantity }} of {{ line.line_item.quantity }} {% endcapture %}
{% else %}
{% assign line_display = line.line_item.quantity %}
{% endif %}

{{ line_title }} × {{ line_display }}

{% if line.line_item.variant.title != ‘Default Title’ %}
{{ line.line_item.variant.title }}

{% endif %}

{% for group in line.line_item.groups %}
Parte de: {{ group.display_title }}

{% endfor %}

{% if line.line_item.selling_plan_allocation %}
{{ line.line_item.selling_plan_allocation.selling_plan.name }}

{% endif %}

{% if line.line_item.refunded_quantity > 0 %}
Reembolsado
{% endif %}

{% if line.line_item.discount_allocations %}
{% for discount_allocation in line.line_item.discount_allocations %}
{% if discount_allocation.discount_application.target_selection != ‘all’ %}

{{ discount_allocation.discount_application.title | upcase }}
(-{{ discount_allocation.amount | money }})

{% endif %}
{% endfor %}
{% endif %}

Se você tiver alguma dúvida, responda a esta mensagem ou entre em contato conosco pelo e‑mail {{ shop.email }}

O meu problema é o seguinte:
Quando o pedido é marcado com processado o e-mail não é enviado para o cliente. Eu uso uma empresa de dropshipping que faz tudo para mim que está ligada com a Shopify. Eu só pago o produto e a empresa faz tudo, eu pesso o processamento do pedido do meu cliente e pago na empresa, logo em seguida a empresa recebe o pagamento e aceita o meu processamento, tudo no shopify. Porém, mesmo com tudo automatizado o Shopify não envia o e-mail para os meus clientes.
Acredito que escrevi tudo que é de mais importante, se tiverem dúvidas para me ajudarem a solucionar esse problema fiquem a vontade.

Olá @PedroPrado !

Entendo que você está trabalhando com o modelo dropshipping e quando o seu cliente finaliza a compra ele não está recebendo a notificação da confirmação do pedido. Para compreender melhor a sua questão e oferecer a assistência mais adequada, poderia nos fornecer algumas informações adicionais? Vamos lá!

• Você poderia confirmar se o problema ocorre com todos os pedidos ou apenas em casos específicos?

• Você verificou se no cronograma do pedido está informando que a configuração de pedido foi enviada, como mostro no exemplo abaixo?

• Qual app de dropshipping que você está utilizando?

• Você está usando algum outro app para gerenciar notificações que possa ter afetado a funcionalidade?

• Você chegou a verificar se as configurações de integração com o app de dropshipping que você usa estão configuradas para enviar a notificação de confirmação de pedido?

• Você já tentou entrar em contato com o serviço de dropshipping para verificar se há alguma configuração a ser feita ou problemas conhecidos que podem causar a interrupção do envio da notificação?

Enquanto aguardo a sua resposta com esses detalhes, aqui estão algumas sugestões que você pode fazer para analisar a questão e tentar solucionar o problema:

1. É possível solicitar um teste para conferir como que a notificação está sendo enviada. Sugiro ir em Configurações > Notificações > Notificações ao cliente > Confirmação de pedido. Neste página clique no botão “Enviar Teste” para verificar se você irá receber a confirmação de teste por e-mail.

2. Veja se a opção “Ver e-mail” aparece no cronograma do pedido, como mostro na imagem acima. Se tiver essa opção, selecione para re-enviar o comprovante. Você poderá especificar para quem o e-mail do comprovante do pedido será reenviado. No caso, sugiro selecionar o seu próprio e-mail para conferir se a notificação de confirmação do pedido será enviada.

3. Faça um pedido teste, sem ser através do app de dropshipping, para verificar se o problema persiste.

4. Fale com o serviço de dropshipping para verificar se todas as configurações de envio e comunicação com o app de dropshipping estão corretas, como também, verificar se há alguma configuração específica que possa estar causando o problema.

Por favor, siga as orientações e forneça todos esses detalhes solicitados. Aguardo a sua reposta!

• Você poderia confirmar se o problema ocorre com todos os pedidos ou apenas em casos específicos?

• O problema ocorre com todos os pedidos.

• Você verificou se no cronograma do pedido está informando que a configuração de pedido foi enviada, como mostro no exemplo abaixo?

• Sim, foi enviado como mostra o exemplo.

• Qual app de dropshipping que você está utilizando?

• SoucinBox

• Você está usando algum outro app para gerenciar notificações que possa ter afetado a funcionalidade?

• Que eu saiba não estou usando nada que pode ter afetado, porém estou usando o app chamado Email e o proprio sistema de Marketing da Shopify. Segue uma foto a baixo.

PedroPrado_0-1724112564570.png

• Você chegou a verificar se as configurações de integração com o app de dropshipping que você usa estão configuradas para enviar a notificação de confirmação de pedido?

• Não sei como faz isso. Eu penso que se na Shopify diz: “Enviado quando você marca o pedido como processado” Então se eu pedir para a empresa processar o pedido o ahopify deveria entender que isso é o meu processamento e enviar automaticamente para o cliente esse tal email. Vale resaltar que eu não consigo processar o pedido de outra maneira a não ser pedir pra empresa e ela própria processar e marcar como processado, ou seja, quem processa não sou eu mas sim a empresa. Imagino que talvez esse seja o problema já que no Shopify diz “quando você marca como processado”.

• Você já tentou entrar em contato com o serviço de dropshipping para verificar se há alguma configuração a ser feita ou problemas conhecidos que podem causar a interrupção do envio da notificação?

• Como dito na mensagem antes dessa eu imagino que o problema seja com a interpretação da própria shopify. Mesmo que o problema não seja nesse serviço eu prefiro entrar em contato com eles na ultima ocasião, já que com eles eu tenho que falar em ingles e como o suporte deles funcionam na china eu só consigo falar com eles de noite até a madrugada, o que é desfavorável para mim.

• É possível solicitar um teste para conferir como que a notificação está sendo enviada. Sugiro ir em Configurações > Notificações > Notificações ao cliente > Confirmação de pedido. Neste página clique no botão “Enviar Teste” para verificar se você irá receber a confirmação de teste por e-mail.

• Eu ja havia testado e o funcinamento nesse caso é perfeito.

• Veja se a opção “Ver e-mail” aparece no cronograma do pedido, como mostro na imagem acima. Se tiver essa opção, selecione para re-enviar o comprovante. Você poderá especificar para quem o e-mail do comprovante do pedido será reenviado. No caso, sugiro selecionar o seu próprio e-mail para conferir se a notificação de confirmação do pedido será enviada.

• Isso também está okay. Não tenho problemas com outros e-mails. Aliás, não há nem um outro problema, como eu fiz uma compra teste sendo um cliente, eu sei que o cliente recebe tudo menos esse tal e-mail sobre que o pedido foi enviado.

• Faça um pedido teste, sem ser através do app de dropshipping, para verificar se o problema persiste.

• Exatamente, já fiz isso.

• Fale com o serviço de dropshipping para verificar se todas as configurações de envio e comunicação com o app de dropshipping estão corretas, como também, verificar se há alguma configuração específica que possa estar causando o problema.

• A resposta é parecida com uma anterior. Eu acho que provavelmente o problema é na interpretação do shopify do que com eles mesmos. Outra coisa, eu tenho dificuldades de conversar com eles por conta de horário. Então a principio tentar arrumar o problema aqui é mais inteligente.

Agradeço por compartilhar as informações solicitadas, @PedroPrado . Ao conferir as informações adicionais, notei uma confusão da minha parte referente ao tipo de notificação que não está sendo enviada ao cliente. A princípio, interpretei que estava falando da “Confirmação de pedido”, mas percebo agora que você está se referindo à notificação “Confirmação de envio”. Peço desculpas pela confusão, mas, de qualquer forma, o contexto compartilhado ajudou bastante na compreensão do problema e com isso consigo compartilhar orientações mais precisas para você conseguir solucionar isso.

Com base no que você descreveu, parece que o problema está relacionado à integração do aplicativo que está sendo usado para processar os pedidos. Normalmente, é o aplicativo que comunica com a Shopify para disparar a notificação “confirmação de envio”. Quando isso não acontece, é provável que o aplicativo não tenha enviado o parâmetro correto (“notify_customer”: true) quando o pedido foi processado através da API.

A melhor ação agora seria entrar em contato com o suporte do aplicativo para que eles possam investigar se há algum problema de integração deles. Entendo que pode haver desafios em se comunicar com o suporte do aplicativo, mas como o problema está relacionado apenas aos pedidos processados pelo aplicativo, essa seria a abordagem mais adequada.

Caso a equipe do app SoucinBox não consiga resolver o problema, sugiro que você entre em contato com o nosso suporte através da Central de Atendimento para assistência adicional. O agente poderá acessar o seu admin para analisar isso mais a fundo e, se necessário, encaminhar o problema para nossa equipe técnica para investigação.

Enquanto isso, sugiro conferir se você consegue enviar manualmente os e-mails de confirmação de envio para seus clientes para os pedidos cumpridos pelo app SoucinBox. Verifique se isso pode ser feito acessando a página de detalhes do pedido no seu admin, clique nos três pontinhos para editar o número de rastreamento > e clique em “Enviar notificação” para enviar o e-mail ao cliente.

Sugiro conferir esses documentos que apresentam todas as instruções necessárias sobre processamento de pedidos:

Espero que essas orientações sejam úteis e que o problema seja resolvido em breve. Até mais!

Okay, Obirgado pela ajuda. Vou entrar em contato com o aplicativo para saber mais. Qualquer coisa voltarei aqui.

1 Like